Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Após repressão, aprendizes e educadores trocam ideia com comunidade na Fábrica de Cultura do Capão – Periferia em Movimento

Após repressão, aprendizes e educadores trocam ideia com comunidade na Fábrica de Cultura do Capão

(Foto: Thiago Borges / Periferia em Movimento)

(Foto: Thiago Borges / Periferia em Movimento)

Depois de 22 aprendizes que ocuparam a Fábrica de Cultura da Brasilândia serem detidos pela Polícia Militar no sábado (02 de julho) e soltos por ordem judicial, colegas deles realizam amanhã (06 de julho) às 19h um debate público na unidade do Capão Redondo com a participação de arte-educadores em greve e a comunidade.

O objetivo é pensar nas próximas ações e fortalecer a rede de proteção da ocupação do equipamento, que já resiste há 41 dias. Mais de 70 aprendizes protestam contra os cortes dos recursos e a precarização da unidade. Desde então, eles cozinham, limpam e ministram as aulas para outros 1.300 crianças, adolescentes e jovens que ocupam o espaço.

Além disso, desde o dia 23 de junho arte-educadores estão em greve contra o sucateamento de cinco Fábricas de Cultura mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo em diferentes quebradas da capital – Capão Redondo, Jardim São Luís, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã.

Confira aqui as reivindicações de aprendizes e educadores.

Por meio de um convênio, o governo de Geraldo Alckmin repassa dinheiro público para a organização social (OS) Poiesis executar formação cultural em música, teatro, dança, circo, literatura, multimeios, entre outras áreas, para administrar essas cinco unidades. A OS é dirigida pelo tucano Clóvis de Barros Carvalho, um dos fundadores do PSDB e ex-ministro da Casa Civil do governo de Fernando Henrique Cardoso. Outras cinco Fábricas – Cidade Tiradentes, Parque Belém, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá – são administradas pela OS Catavento Cultural.

Em represália ao movimento grevista, a Poiesis demitiu pelo menos 13 educadores por telegrama e e-mail. Antes disso, a organização já tinha cortado o acesso à internet e ao telefone do equipamento no Capão Redondo. A unidade da Cachoeirinha segue fechada.

Autor

Apoie!