Quebra das Ideias: “O Estado continua com a ‘guerra às drogas’ em meio à pandemia”

Você já parou para refletir qual o impacto da pandemia de coronavírus sobre as pessoas que estão presas neste momento? Ou sobre a população em situação de rua?

Historicamente invisibilizadas, essas pessoas sofrem diversos tipos de violência e violação de direitos – muitas vezes com legitimação da chamada “guerra às drogas” promovida pelo Estado, que continua mesmo com atual situação de emergência.

Para Ingrid Farias, essa é a continuidade de um projeto genocida. Ela é a entrevistada do 2º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou dando o play abaixo.

O episódio de hoje liga periferias de São Paulo e Recife. Isso porque Ingrid, pernambucana, é fundadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) e integrante da Escola Livre de Redução de Danos.

“É muito absurdo o quanto argumentos utilizados violam direitos humanos e a própria Constituição das pessoas serem tratadas de forma digna”, diz ela.

Há cerca de 6 meses, familiares estão sem conseguir visitar seus parentes em situação de cárcere por conta da pandemia de coronavírus. A justificativa é evitar o contágio entre quem está dentro e fora dos presídios, ao mesmo tempo em que denúncias de condições precárias aparecem – como a própria Periferia em Movimento já apontou aqui e aqui. Quem está nas ruas depende da solidariedade para sobreviver.

Resgate

O programa é um resgate da entrevista realizada em abril de 2020, no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo no facebook da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.

Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).

Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.

Autor

Apoie!