Coletivos lançam plataforma de solução para distribuição de notícias nas periferias

Foto: Patricia Santos

Fotos: Patrícia Santos / Divulgação

A forma como as notícias produzidas por iniciativas de comunicação das periferias de São Paulo são distribuídas está em transformação. Agora, os conteúdos também são acessados em pontos de grande circulação, conectando leitores online e offline por meio de totens digitais. 

A iniciativa é da Território da Notícia, que tem seu evento de lançamento marcado para a próxima terça-feira, 24 de agosto, a partir das 19h, em formato online.

A proposta nasceu a partir da parceria entre as iniciativas de comunicação Alma Preta Jornalismo, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no Direito e Periferia em Movimento. A TN foi uma das iniciativas selecionadas pelo Desafio de Inovação Google News Initiative na América Latina em 2019.

“A TN nasce para atravessar o caminhos de quem vive nas periferias. Não é possível ignorar a falsa democratização da internet e da informação. A desigualdade é estrutural e se renova sempre. A distribuição desigual de infraestrutura, as limitações de renda e um certo analfabetismo digital existem. O TN, então, tenta contornar isso para promover  o direito à comunicação, ou seja, para romper com a concentração da mídia”, explica a jornalista Gisele Brito, umas das responsáveis pela gestão editorial do projeto.

Os totens digitais estão sendo instalados em pontos estratégicos nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul da capital. Além da distribuição de notícias, a TN adotou um modelo de negócio sustentável para as organizações de jornalismo, com um plano de monetização de conteúdo. 

Foto: Patricia Santos

Ronaldo Matos, responsável pela gestão comercial, explica a importância da estratégia de veiculação de anúncios e de campanhas nas telas para o público e grupos empresariais locais.

“A Território da Notícia vai inovar e oferecer uma solução inédita no Brasil, que é você ofertar a possibilidade de ter um anúncio num território periférico dentro de um estabelecimento comercial, onde o anunciante vai entrar em contato com uma audiência estratégica para o negócio dele, seja um produto, um serviço ou uma política pública”, diz. 

Lançamento

O lançamento na próxima terça (24) vai contar com a participação da escritora, cientista social e jornalista Bianca Santana e com a jornalista e co-coordenadora de comunicação e parcerias do Perifatec, Raphaela Ribeiro. A mediação será por conta de Thiago Borges, jornalista, também responsável pela gestão editorial da TN e co-fundador da Periferia em Movimento.

A atividade de lançamento será realizada a partir das 19 horas nas plataformas online da Território da Notícia, no Instagram e Facebook, e também no Youtube do portal Alma Preta.

Autor

Apoie!