Jornalista do Alma Preta abre ação contra ataques do presidente da Fundação Palmares

Texto por Ronaldo Matos / Desenrola e Não me Enrola. Foto em destaque por Alice Vergueiro / Abraji

Em meio aos constantes ataques à liberdade de expressão e ao direito à informação promovidos por representantes de entidades públicas fundamentais para a manutenção da democracia no Brasil, a Rede Jornalistas das Periferias manifesta seu apoio ao jornalista Pedro Borges.

Borges é co-fundador e editor-chefe do Alma Preta, portal de jornalismo focado na cobertura da população negra e periférica no Brasil. A iniciativa compõe a Rede Jornalistas das Periferias, assim como a Periferia em Movimento.

Na última sexta-feira (22), o jornalista apresentou 2 ações judiciais contra Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares. A entidade completa 32 anos de existência neste mês e tem a importante missão de zelar pela preservação da história da cultura afro-brasileira. 

Camargo bloqueou o perfil de Pedro Borges no Twitter, além de ofendê-lo no canal. Saiba mais aqui.

As ações solicitam o desbloqueio de acesso à conta do gestor público no Twitter, com fins de garantir o direito à informação, liberdade de expressão e o exercício de profissional de imprensa.

Também pedem indenização por danos morais em decorrência dos ataques e ofensas sofridas pelo jornalista.

A Rede Jornalistas das Periferias considera fundamental zelar pela preservação de conquistas democráticas, como a Fundação Cultural Palmares, uma entidade pública criada com base em argumentos sólidos do movimento negro brasileiro, que visam garantir o direito à memória ancestral da população negra, que representa mais de 50% da população brasileira. 

A Rede acredita que garantir o direito de contar a história da população negra no Brasil contribui para fortalecer um campo do jornalismo que visa uma esfera pública mais participativa, inclusiva, diversa e coerente com as diversas manifestações culturais e étnicas que fundamentam a história do País.

Autor

Apoie!