web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Na noite da última quinta-feira (11/06), a Universidade Livre Grajaú – UniGraja fez o lançamento virtual de 3 materiais que sistematizam as vivências promovidas desde 2018 pelos 9 coletivos socioculturais que compõem a iniciativa: um documentário, um relatório sobre práticas educativas no território e uma história em quadrinhos (HQ).
Clique aqui pra fazer o download da HQ e aqui pra baixar o relatório completo
“Na busca pelo desemparedamento do conhecimento, ocupamos e convocamos outros agentes a pisar nesse território de conflitos e, assim, construir em rede uma quebrada educadora autônoma. A margem é o centro, o centro está na margem”, diz o relatório.
A HQ foi ilustrada por William Mangraff, grafiteiro-artista plástico e educador da região. Confira abaixo:
A UniGraja nasce da união de iniciativas socioculturais da região Extremo Sul de São Paulo para articular e estruturar uma rede de pesquisa e ação de caminhos possíveis para quem quer transformar nossa realidade e viver com o que a quebrada tem a oferecer. São eles: Agência Cresce, Casa Ecoativa, Cooperpac, Graja na Cena, Imargem, Meninos da Billings, O que cabe no meu prato?, Periferia em Movimento e Salve Selva.
A rede tem como objetivo articular os agentes do território para contribuir, fortalecer e fomentar o Grajaú como uma “quebrada educadora” autônoma, tendo como base a valorização dos saberes ancestrais, contemporâneos, populares, econômicos, políticos, bem como o científico; o menor impacto ambiental; e a produção e o compartilhamento do conhecimento.
Produzido pelo coletivo Graja na Cena, o documentário “A quebrada é nossa sala de aula” traz recortes importantes desses momentos:
Desde 2018, foram desenvolvidas asas curriculares com vivências no território em áreas como Hip Hop, Comunicação, Empreendedorismo, Gestão Cultural e Permacultura. E, em 2019, esses encontros se estenderam com a realização de encontros inspiracionais com educadores formais e não-formais; vivências e debates sobre cultura popular, graffiti e comunicação, sustentabilidade e memórias náuticas.
A rede contou ainda com a influência e participação de griôs referências para práticas educativas no território, como as professoras Maria Vilani e Eda Luiz, o professor e multiartista Salloma Salomão e a liderança comunitária José Soró, que faleceu em outubro do ano passado.
Para o lançamento nesses tempos de pandemia e distanciamento social, a UniGraja realizou uma live na página do Facebook mediada por Wellington Neri, do coletivo Imargem, que contou com a participação de Bel Santos Mayer (coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, com forte atuação na região de Parelheiros) e um debate entre os artistas William Mangraff e Ciano Buzz. Veja como foi: