Com foco na economia criativa, Festival Percurso movimenta Campo Limpo com mais de 40 atividades

Foto em destaque: Léu Britto

Neste final de semana (sábado e domingo, dias 14 e 15/12), o Campo Limpo recebe mais uma edição de um dos maiores eventos de incentivo e apoio ao desenvolvimento da arte e negócios nas periferias: o Festival Percurso.

A feira é organizada pela associação C de Cultura e a Agência Popular Solano Trindade, e espera reunir mais de 10 mil pessoas de todas as idades em torno de mais de 40 atrações gratuitas entre shows, palestras, intervenções culturais, programação infantil e atividades de incentivo ao empreendedorismo.

O tema do evento este ano é “Economia Criativa” e o objetivo da organização é estimular negócios na região do Campo Limpo, Capão Redondo e arredores por meio da exposição de empreendedores de gastronomia, arte e artesanato, entre outras atividades.

A programação começa já no sábado (14/12), com o Perifa Talks, que apresentará relatos e depoimentos inspiradores sobre negócios, propósitos, saúde mental e juventude nas periferias. Entre os convidados estão o produtor e empresário do funk Kondzilla, o ativista cultural Raull Santiago, a jornalista Marcia Marci, o pesquisador de cultura popular Leo Mello e Simone, do Lab+60. O Perifa Talks tem entrada franca e se estende das 10h às 17h30, na sede na Casa da Agência Popular Solano Trindade.

“Festival Percurso é importante no desenvolvimento dos territórios através da economia da Cultura, Solidária e Criativa”

Alex Barcellos, produtor do evento

No domingo (15/12), o evento tem entre as atrações confirmadas para o palco em homenagem à poeta Tula Pilar o grupo de rap Z’África Brasil convidado Thaíde, Kelly Neriah e a Cúpula Negredo; o rapper Rael; Maracatu Baque Mulher e Ó do Forró.

No Espaço CITA, a programação abriga da Tenda dos Povos com Rota dos Baobás (10h), Casa de Cultura Fazenda da Roseira de Campinas/SP (10h30), Mestre Aderbal Ashogun – Ile Omiojuaro/RJ (11h), Ritual Pataxós Hã Hã Hãe de Paraty/RJ (11h), Coral Guarani da aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros/SP (12h).

À tarde, no mesmo espaço o Ajayô Samba do Monte recebe Baque Mulher com Cris SNJ (13h), Raquel Tobias e roda de samba (15h), Seu Silvio Modesto (17h), Velha Guarda do Bloco do Beco (18h) e Acadêmicos do Campo Limpo (10h).

Na Casa de Cultura do Campo Limpo, que fica ao lado, tem Tai Chi com a União Popular de Mulheres (10h), Dança Leão e Dragão Chinês com ATS Garra de Águia Lily Lau (11h30), campeonato de futebol de botões (12h30), 13ª Mostra de Teatro de Rua Lina Rojas (14h), e a partir das 15h tem apresentações da banda Vila do Sossego, vivências Sertão Perifa, Fernanda Stein, xilogravura com Gi Nunes e percussão nordestina com Robson Pereira Teixeira.

Ainda tem programação especial para crianças e uma feira com mais de 80 empreendimentos de artesanato, moda, acessórios, alimentação tradicional e agroecologia.

Autor

Apoie!