Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Trocas de saberes: 05 oportunidades para ampliar os conhecimentos neste início de junho – Periferia em Movimento

Trocas de saberes: 05 oportunidades para ampliar os conhecimentos neste início de junho

O mês de junho só está começando, mas esta primeira semana já começa com oportunidades para quem busca ampliar os conhecimentos sobre a obra do educador Paulo Freire ou a cultura dos povos indígenas; quer entender como criar um grupo de pedal ou a relação entre moda e sustentabilidade; deseja compreender lutar contra os cortes na Educação.

Por isso, a Periferia em Movimento indica 06 iniciativas para quem vive nas quebradas se jogar de cabeça:

Começa nesta quinta-feira (06/06), com uma aula pública sobre Educação no Largo da Batata. Realizada pelos grupos GAIA (Grupo Autônomo de Introdução ao Anarquismo), Quilombo Invisível e Estudantes na Luta e Quilombo de Greve da Filosofia, o encontro conta com a participação da militante periférica Helena Silvestre e dos professores Vladimir Safatle e Paulo Arantes, da USP.

A proposta é continuar a luta contra os ataques do governo de Jair Bolsonaro às universidades públicas e ao ensino público. A aula pública começa às 16h, seguida de um ato cujo trajeto ainda será definido. Mais informações aqui.

A ideia do ato é se concentrar as 16 horas para que tenhamos falas de alguns professores e professoras convidadas. Após as falas, sairemos em ato. O trajeto ainda será definido.

No mesmo dia, entre as 08h e as 22h, a Nação Indígena Pankararu promove seu 7º Encontro Indígena no CIEJA Campo Limpo. Com uma série de ações, o encontro apresenta a tradição como a experiência dos povos indígenas consagrados pelo tempo. O CIEJA fica na rua Cabo Estácio da Conceição, 176, no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Mais informações aqui.

Na mesma noite, o coletivo Bike Zona Sul inicia um pedal noturno semanal na região do M’Boi Mirim. A proposta é criar grupos de passeio noturno em diferentes bairros da Zona Sul, com o objetivo de dar o ponta-pé inicial no uso da bicicleta como meio de transporte. Com o tempo, a ideia é que os próprios ciclistas assumam o grupo e agreguem mais moradores da região.

O Pedal Noturno tem como ponto de encontro o Largo de Piraporinha (na esquina da estrada do M’boi Mirim com a avenida Inácio Dias da Silva), às 20h. A saída acontece às 20h30 e deve seguir por 30 quilômetros entre Piraporinha, Guarapiranga, Parque Figueira Grande e região. Saiba mais aqui.

Já o Centro de Arte e Promoção Social – CAPS Grajaú realiza mais uma roda de conhecimento sobre Educação. E neste sábado (08 de junho), às 17h30, o tema é a “Pedagogia do Oprimido”, obra que tornou conhecido mundialmente o educador brasileiro Paulo Freire. O livro propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade, em busca da liberdade dos indivíduos.

A atividade será mediada pela professora Maria Vilani e estudantes universitários podem solicitar certificado de horas. O CAPS fica na rua Jequirituba, 325, entre o Hospital Grajaú e a estação da CPTM Primavera-Interlagos, no Extremo Sul de São Paulo. Saiba mais aqui.

Na sequência, às 19h, o Jardim Monte Verde (também no Grajaú, próximo à represa Billings) é passarela do desfile do projeto Curibocas. A marca local vem na contramão das mercadorias que trucidam a vida das pessoas e o meio ambiente, e trabalha a sustentabilidade e o consumo consciente na comunidade.

Roda de conversa sobre consumo do projeto Curibocas (foto: Divulgação)

Inspirado em elementos africanos e indígenas (como carvão, mandioca, urucum, dendê, jerimum e a arara azul), o projeto apresenta suas produções na Associação Esporte Clube Vila Real (AECVR), que fica na Rua Sete, 1A. Mais informações aqui.


Autor

Apoie!