Companhia de teatro da Vila Sônia estreia peça inspirada em livro de Gonçalves Dias

Obra prima de Gonçalves Dias, a peça “Leonor, os olhos verdes do ciúme” estreia neste sábado (11 de fevereiro) no Espaço Cultural Encena, localizado no Jardim Jussara, região da Vila Sônia.

Considerado um clássico do romantismo brasileiro, o drama escrito em 1846 aborda sentimentos como paixão, poder, orgulho, ciúme e vingança. Com direção de Orias Elias, que também atua no espetáculo, a montagem é encenada pela Cia de Teatro Encena e reúne seis atores no elenco.

“O interesse do grupo pela peça nasceu após um ciclo de leituras que fizemos em 2003, e o que nos chamou atenção foi o tratamento dado a sentimentos que sempre permeiam a alma humana. Por isso, o texto está inteiramente ligado à nossa linha de trabalho, que consiste em pesquisar as influências do meio sobre o homem”, afirma o diretor Orias Elias.

Na história, Leonor de Mendonça, filha de nobre família de Espanha, ainda criança, é prometida ao nobre português D. Jaime, o poderoso Duque de Bragança. Anos depois, este casamento de conveniência tem sua estrutura violentamente abalada quando um jovem criado da corte de D. Jaime, Antônio Alcoforado, apaixona-se perdidamente pela patroa. Ainda que, aparentemente, a paixão não seja correspondida pela Duquesa, uma série de fatalidades desperta no marido atrozes dúvidas sobre a fidelidade da esposa, encaminhando a história para tortuosos e inesperados rumos.

Autor

Apoie!