web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Nesta terça-feira (13 de dezembro), o Sarau dos Mesquiteiros lança um livro com um conjunto de poesias de escritores adolescentes para celebrar 10 anos de “Literatura (é) Possível”, um dos primeiros projetos pedagógicos a utilizar os saraus periféricos e a literatura marginal como metodologia de ensino, incentivo à leitura e produção escrita dentro da escola.
Criado e desenvolvido pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco, o projeto teve início em maio de 2006, na EE Geraldo Campos Moreira e EE Jorn. Francisco Mesquita, ambas escolas da Zona Leste de São Paulo.
“A ideia inicial era compartilhar algumas paixões: os saraus, a literatura marginal, a poesia periférica. A proposta foi crescendo, o coletivo Mesquiteiros surgiu em 2009 e o trabalho não parou mais. Hoje desenvolvemos oficinas, encontros literários, saraus, concursos para jovens poetas e escritores, além de publicarmos nossos próprios livros e pagar bolsa de estudo aos integrantes do grupo”, diz Ciríaco.
Em dez anos de atividade, foram realizados, em média, 60 saraus por ano para um público aproximado de 70 a 80 pessoas por edição, sempre em escolas públicas, bibliotecas, centros culturais.
“Em dez anos, atingimos com certeza um público médio de 50 mil pessoas, ou seja: a gente conseguiu encher um estádio de futebol, com sarau e poesia”, conta Ciríaco. E completa: “Nos últimos cinco anos, publicamos textos de mais de 200 autores, poetas, a maior parte deles jovens, adolescentes e mulheres. Em sua maioria inéditos. Isso é fundamental em um país em que 44% da população afirma não ter o hábito da leitura e 30% nunca comprou um livro sequer”.
O lançamento acontece no Teatro do Centro Cultural da Penha e conta com a presença da maior parte dos 38 autores publicados nesta antologia. Além de contos e poemas de jovens e adolescentes que integram o grupo, há a participação mais que especial de poetas e escritores convidados como Conceição Evaristo, Sérgio Vaz, Ferréz, Roberta Estrela D’Alva, Binho, entre outros.