Nesta quinta feira, 25, estão todos e todas convidados para uma reunião aberta no Centro Cultural São Paulo. O objetivo é discutir as metas, ações e diretrizes das políticas públicas de cultura da cidade incluídas no Plano Municipal, que vale por dez anos.
Além dos encontros presenciais, a Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar uma plataforma online para que a população participe do planejamento.
A abertura, que acontece no Centro Cultural São Paulo, vai contar com as presenças do secretário municipal de Cultura Nabil Bonduki, do secretário-adjunto de Estado da Cultura José Roberto Sadek e do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura Guilherme Varella, além do prefeito Fernando Haddad (a confirmar).
Às 19h, uma mesa de debate discute os imaginários para a cultura em São Paulo com representantes da cultura na cidade. Os convidados são Antônio Nóbrega (Brincante), David Martim (liderança indígena da aldeia Tekoá Pyau), Gal Martins (Cia de dança Sansacroma) e a cineasta Tata Amaral.
A participação de artistas e coletivos periféricos é importante nesses espaços. Em 2015, o mapeamento “Cultura ao Extremo” realizado pelo Periferia em Movimento e o coletivo Expressão Cultural Periférica (ECP) já havia identificado ao menos 168 agentes culturais de mais de 20 linguagens apenas na região Extremo Sul de São Paulo. A maioria revelou que passa por dificuldades financeiras para tocar os trabalhos.