Na ocupação Nova Palestina, bailarinos homenageam mulheres com documentários; assista

(Foto: Erick Diniz)

Dona Sonia, uma das personagens do Projeto Retratos. (Foto: Erick Diniz)

Bailarinos de dança contemporânea visitaram as casas de mulheres moradoras do bairro do Capão Redondo, no extremo Sul da cidade São Paulo. Escutaram suas histórias de vida e a partir delas criaram coreografias que foram realizadas em homenagem às entrevistadas, dentro de suas casas ou em espaços de trabalho.
Este é o veio central do “Projeto Retratos”, criado pela Cia. Sansacroma. O projeto, que teve apoio do Fomento à Dança, pode ser conferido na homenagem que a companhia fará às mulheres no dia 8 de março de 2015, às 14h, na Ocupação Nova Palestina, altura do 7.100 da Estrada do M’Boi Mirim.
Trata-se da maior ocupação do Brasil. Milhares de famílias permanecem no local lutando pelo direito à moradia. O Projeto Retratos integra uma série de programações culturais organizadas pelas lideranças da ocupação para celebrar a data.
“Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, incluir a mostra do Projeto Retratos em uma atividade cultural da Ocupação Nova Palestina, celebra a união de forças comunitárias femininas, criando um elo poético e sensível sobre a história da região, traçando novas possibilidades de diálogo entre luta e produção artística, inspirando assim os processos de investigação e pesquisa da Cia Sansacroma”, explica Gal Martins, idealizadora do projeto e diretora artística da Sansacroma.
Nesta exibição, o público conhecerá as histórias de quatro mulheres: Anabela Gonçalves, Neide Abati, Maria José e Dona Sônia, sendo que o projeto por inteiro ouviu 10 mulheres.
Assista os documentários abaixo:

O Retratos é um projeto que surgiu em 2012 a partir da prática de Aproximação de Público, criada pela Cia. Sansacroma, com o objetivo de sensibilizar pessoas da região do Capão Redondo para a arte da dança contemporânea. As ações envolviam visitas domiciliares, desta forma, surgiu a ideia de fazer uma homenagem a 10 mulheres do bairro em comemoração ao centenário da região. Os bailarinos criaram solos que foram dançados nas casas ou espaços de atuação e trabalho dessas mulheres, utilizando elementos biográficos de cada uma delas e suas relações comunitárias.
Anotaí!
Mostra Projeto Retratos – Cia. Sansacroma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Quando?
Domingo,dia 08 de março, às 14h
Onde? Na Ocupação Nova Palestina – altura do número 7.100 da Estrada do M’Boi Mirim – Zona Sul de São Paulo
Carregando…

Autor

Apoie!