Luta contra a tarifa no transporte público se expande nas periferias

Mesmo sob forte chuva, na última sexta (23/01) mais de 10 mil manifestantes saíram às ruas do centro de São Paulo para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus, trens e metrô de R$ 3 para R$ 3,50.
O 4º Grande Ato Contra a Tarifa convocado pelo Movimento Passe Livre somou-se a protestos simultâneos em dezenas de cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Goiânia, Fortaleza, entre outras.
Após sair do Theatro Municipal, os manifestantes passaram em frente à Prefeitura Municipal, à Secretaria Estadual de Transportes e à Câmara Municipal. Foram três horas de caminhada, que seria encerrada na Praça da República.
Porém, a poucos metros do fim, na avenida São João, a Polícia Militar disparou bombas de gás lacrimogêneo contra a multidão. Segundo a PM, um rojão teria sido disparado de um prédio. Ainda assim, a corporação não explica a reação desproporcional e contra toda a multidão. Um vídeo feito pela reportagem do Estadão mostra o comandante da PM perguntado a um soldado quem o mandou atirar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wqd3AhYFt9I&w=560&h=315]
Apesar da dispersão do último protesto, o MPL-SP convoca um novo ato para esta terça-feira (27/01), às 17h, no Largo da Batata. Saiba mais aqui.
Ontem (25/01), em apresentação nesse mesmo local por conta do Aniversário de São Paulo, a banda Nação Zumbi lembrou da manifestação e da importância dos governantes ouvirem a cidade. Veja:
[vimeo 117758017 w=500 h=281]
Os atos não se restringem ao centro da cidade. Uma ampla mobilização está acontecendo nas periferias, como o Periferia em Movimento noticiou há duas semanas. Clique aqui e saiba mais. Na semana passada, por exemplo, a Luta do Transporte no Extremo Sul fez um cortejo e panfletagem na região do Grajaú.
Nesta semana, estão previstos atos, oficinas e reuniões abertas em bairros paulistanos e municípios da região metropolitana.
Anotaí!
ZONA LESTE | Luta do Transporte em São Mateus + Por um transporte público no Jd. Novo Horizonte I e II
26/1 (segunda): assembleia contra o aumento da zona leste (18h em local a confirmar)
29/1 (quinta): microfone aberto (17h no terminal Itaquera)
CAMPO LIMPO | Passe Livre São Paulo – Campo Limpo
28/1 (quarta): ato contra o aumento da passagem (17h na Praça do Campo Limpo)
EXTREMO SUL | Luta do Transporte no Extremo Sul
26/1 (segunda): oficina de faixas, cartazes e stencil (18h, na Associação Jd. Cliper, quadra próxima ao Extra Cidade Dutra)
29/1 (quinta): 1ª caminhada contra o aumento no Grajaú (6h na av. Belmira Marin – altura da garagem da Bola Branca)
GUARULHOS | Movimento Passe Livre Guarulhos
27/1 (terça): aula pública com Lúcio Gregori sobre a tarifa zero (17h na praça Getúlio Vargas)
28/1 (quarta): 3º ato contra o aumento em Guarulhos: “o enterro da tarifa” (17h na Matriz)
ABC | Movimento Passe Livre ABC
29/1 (quinta): ato contra o aumento em Rio Grande da Serra (17h na CPTM)
30/1 (sexta): ato contra o aumento da tarifa em Mauá (17h na CPTM)

Autor

Apoie!