web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Entre bibliotecas e praças públicas, do Sesc à Fábrica de Cultura do Capão Redondo até chegar ao Itaú Cultural na avenida Paulsita, a FELIZS reúne escritores, atores e atrizes, músicos, produtores culturais, jornalistas, professores, filósofos, psicológos e públicos independentemente de rótulos para celebrar a literatura.Entre 14 e 19 de setembro, Campo Limpo e região sediam a primeira edição da FELIZS – Feira Literária da Zona Sul, idealizada pela psicóloga e produtora cultural Diane Padial.
A jornada tem início em Taboão da Serra, no Teatro Clariô, onde mensalmente acontece o Sarau do Binho. No evento de abertura será lançada a segunda coletânea poética do sarau.
Para a criadora do projeto, “o nome FELIZS é uma alusão à felicidade. Queremos falar de felicidade na zona sul em contraponto a tantas histórias de violência”, diz Diane Padial.
“É o desejo de juntar a grandiosidade da produção que vem acontecendo nas periferias da cidade de São Paulo. Principalmente na zona sul”.
A programação contempla público de todas as idades, com intervenções poéticas, ciclos de conversas literárias, atrações musicais, espetáculo de circo, contação de histórias e oficina de criação de brinquedos.
O grande final será uma gigantesca festa com tendas temáticas no decorrer de toda a tarde e até a noite do dia 19 de setembro, no Largo do Campo Limpo.
Siga a Feira Literária da Zona Sul no facebook
Confira abaixo a programação completa
Segunda-feira – 14 de setembro
O quê? Lançamento do livro Sarau do Binho II – participação especial Banda Veja Luz
Onde? Às 21h, no Espaço Clariô de Teatro – Rua Santa Luzia, 96 – Taboão da Serra
Terça-feira – 15 de setembro
O quê? Contação de Histórias: Conversas de Onça, com Camila Bueno (atriz e contadora de histórias)
Onde? Às 14h, na Brechoteca – Biblioteca Popular – Rua Andréa de Firenze, nº 1, Jd. Rebouças – São Paulo
O quê? Conversa Literária: Saúde, Filosofia, Cultura e Felicidade.
Com Binho (poeta e criador do Sarau do Binho), Maria Vilani (filósofa e professora) e Emílio Terron (professor e mestre em Filosofia). Mediação de Fabiana Teixeira (Educadora Social e mediadora de conflito )
Onde? Às 19h30, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo – Rua Algard, 82 – Conj. Hab. Jardim Sao Bento – São Paulo
Quarta-feira – 16 de setembro
O quê? Conversa Literária: A Literatura Brasileira Negra – Do sussurro ao Grito, com Oswaldo de Camargo (escritor, jornalista e coordenador de Literatura do Museu Afro Brasileiro) e Marciano Ventura (pesquisador da Literatura Negro-brasileira e diretor do Ciclo Contínuo Editorial) .
Onde? Às 14h, no Bloco do Beco – Rua Bento Barroso Pereira, 02 – Jd. São Francisco – São Paulo
O quê? Conversa Literária: Literatura na Cidade- Suas Pontes e suas Pontas, com Marcelino Freire (escritor e organizador da Balada Literária), Heloisa Buarque de Hollanda (escritora, editora e crítica literária), Gil Marçal (Coordenou o Programa VAI, implantou o Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de SP e atual chefe da representação regional do Ministério da Cultura no estado de São Paulo). Mediação de Diane Padial(psicóloga, produtora cultural, e idealizadora da FELIZS).
Onde? Às 19h, no Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Parque Arariba – São Paulo
Quinta-feira – 17 de setembro
O quê? Sarau do Binho de encerramento do projeto fomentado pelo Programa Rumos.
Onde? Às 19h, no Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista– São Paulo
Sexta-feira – 18 de setembro
O quê? Conversa Literária: O Jovem e a Literatura- Quais os caminhos?
Com Tony Marlon (jornalista, membro do projeto Escola de Notícias, trabalha com movimentos de transformação no mundo), Luiza Romão (poeta, atriz e diretora de teatro), Meire Belchior (professora da rede pública). Mediação de Paula Picarelli (atriz, produtora e apresentadora do programa Entrelinhas da TV Cultura).
Encerramento musical com Gaspar, do Z’África Brasil.
Onde? Às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Marcos Rey – Avenida Anacé, 92 – Jardim Umarizal – São Paulo.
O quê? Sarau do Binho Musical
Intervenções poéticas seguidas de pocket-show com a participação de Camila Brasil, Fernanda Coimbra,Geraldo Magela, Guinão Oliveira, Gunnar Vargas, Paula da Paz e PowLiterarua. Participação Especial de Tião Carvalho.
Onde? Às 19h30, no Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Parque Arariba – São Paulo
Sábado – 19 de setembro
O quê? Abertura da FELIZS – Feira Literária da Zona Sul, com exposição e comercialização de livros, intervenções, oficinas, apresentações artísticas, sarau e conversas literárias.
As atividades acontecerão em várias tendas temáticas.
Onde? Às 13h, na Praça João Tadeu Priolli (Praça do Campo Limpo).
Programação musical:
13h – Cerimonial de Abertura
13h30 – Umoja
14h – Ouroechá – participação especial: Salloma Salomão
14h30 – Daniel Alternativa Arte
15h – Velha Guarda do Jd. Helga
15h30 – Sapato branco Instrumental
16h – Marlon Cruz
16h30 – Circo: Trupe Lona Preta apresenta: O concerto da Lona Preta
17h20 -Trupe Benkady – Danças e ritmos dos balés tradicionais do oeste Africano.
18h – Zinho Trindade
18h30 – Eduardo Brechó
19h15 – Clarianas
20h – Emblues Beer Band
20h30 – Bloco Afro É Di Santo
21h – Grupo Candearte
TENDA DAS CRIANÇAS
13h15 – Xiloidentidade- Raíssa Corso e Marlon Cruz
14h – Circo – Intervenções Circenses
14h30 – Oficina brincar de fazer: construção de brinquedos – Cristiane Lima
16h30 – Oficina de Xadrez – Serginho Poeta
17h- Oficina – Livro Caminhante – Carolzinha Teixeira
18h – Bando Trapos e João Luiz do Couto
TENDA – CONVERSAS LITERÁRIAS
13h30 – Palavra de Mulher
Jenyffer Nascimento (poeta e articuladora cultural), Tula Pilar (poeta), Roberta Estrela D’Alva (atriz, MC e Pesquisadora). Mediação de Silsil do Brasil (Organizadora do Sarau da Ademar)
15h – Um olhar sobre a produção cultural da Zona Sul
Binho (Sarau do Binho), Erica Peçanha (antropóloga, pesquisadora da cultura periférica e autora do livroVozes Marginais na Literatura) e Sergio Vaz (Cooperifa). Mediação de Diego Elias (Professor da rede pública e mestrando pesquisador da literatura periférica)
16h30 – Sarau pra quê?
Uma roda de conversa com a participação de integrantes de alguns saraus da cidade de São Paulo – Mediação de Luan Luando (poeta e articulador cultural)
18h – Mercado Editorial, Mídias Alternativas e o PMLLLB
Daniel Minchoni (poeta e editor do Selo Burro), Berimba de Jesus (poeta e editor das edições Maloqueiristas),Elizandra Souza (poeta e editora do selo Mjiba), Ruivo Lopes (ativista e membro do Sarau Perifatividade), Haroldo Sereza (jornalista do site Opera Mundi e editor da Alameda Casa Editora) e Ricardo Queiroz Pinheiro (bibliotecário, mestrando pela ECA/USP)
19h30 – Futebol e Literatura- Este lance dá jogo?
Michel Yakini (poeta e organizador do Sarau Elo da Corrente, autor do livro Crônicas de um Peladeiro), Antonio Rodrigues (professor universitário e autor do livro Futebol e Relação de Consumo), Serginho Poeta ( Professor, comediante e poeta). Mediação: Marco Pezão (poeta, jornalista esportivo, organizador do Sarau A Plenos Pulmões)
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
Ao ar Livre na Praça
A partir das 13h30
O Menor Sarau do Mundo – Giovani Baffô
Kombiblioteca- Jonas Worcman
Bicicloteca- Abraão Antunes
Correspondência Poética – Alisson da Paz e David Alves
Homopoéticus – Marco Miranda
Projeto Livraria Suburbano na Estrada com Alessandro Buzo
Grafite com: Beto Silva – Nave Mãe – Peu Pereira – Carolzinha Teixeira