Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Terreiro Urbano: neste espetáculo, os orixás tomam o palco – Periferia em Movimento

Terreiro Urbano: neste espetáculo, os orixás tomam o palco

(Foto: Thiago Borges/Periferia em Movimento)

Inspirado na mitologia dos orixás, o espetáculo de dança “Terreiro Urbano”, do grupo Treme Terra, integra a programação de dança do Circuito São Paulo de Cultura e chega a três teatros municipais durante o mês de abril.

No Teatro João Caetano, a montagem fica em cartaz entre os dias 10 e 12; no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 17 e 19, e no Teatro Martins Penna nos dias 22 e 23. No palco, músicos e bailarinos dialogam com a cultura afro-brasileira, por meio de uma releitura contemporânea dos rituais dos terreiros do candomblé.
Fruto de uma criação coletiva, conta com a direção geral de João Nascimento, músico e pesquisador da cultura afro-brasileira, e do coreógrafo Firmino Pitanga. Em cena, os bailarinos fazem a representação simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, que começa com Exu e finaliza com Oxalá.
A sonoridade do espetáculo aproxima os cantos tradicionais à música contemporânea, à medida que consegue mesclar sons de tambores tradicionais (atabaque, agogô, xequerê, adjá, berimbaus e surdos) e tambores de sucatas (tonéis de lata, conduítes, ferros e garrafas) com instrumentos convencionais (flauta, violoncelo, violão e violino) e até instrumentos eletrônicos (teclado e processadores digitais).
O Grupo Treme Terra foi fundado em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã, em São Paulo. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afro-brasileira por meio de oficinas de formação artística voltadas para jovens.
Anotaí!
Espetáculo “Terreiro Urbano”
No Teatro João Caetano.
Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. Telefone: 11 5573-3774 e 5549-1744. Dias 10 e 11, 21h. Dia 12, 19h
No Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Telefone: 11 3864-4513. Dias 17 e 18, 21h. Dia 19, 19h
No Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. Telefone: 11 2295-0401. Dias 22 e 23, 20h. Grátis. (Retirar ingresso uma hora antes).

Autor

Apoie!