web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Foto em destaque: Grupo Pandora de Teatro (foto: Levy Vitorino)
Oficina de tecnologias ancestrais, workshop sobre teatro hip-hop e peças transmitidas on-line ou realizadas presencialmente (com distanciamento) estão na seleção desta semana preparada pela Periferia em Movimento. Confira!
O workshop e oficina “Ogunhê” visa resgatar e promover a memória, tecnologia, saberes e fazeres ancestrais de povos africanos em diáspora que compõem a cultura brasileira. O tema abordado será sobre a tecnologia das engrenagens desenvolvida por pessoas africanas, seguida de experimentação artística com produção de objetos tridimensionais que ganham movimentos através das engrenagens.
Para entender a importância da tradição dos ofícios, os valores civilizatórios em torno da tecnologia dos saberes e fazeres empregados, o projeto propõe o uso de papelão para a construção coletiva de um objeto durante a atividade.
É totalmente on-line e gratuita. Neste sábado (7/8), das 10h às 13h. Inscreva-se e saiba mais clicando aqui.
Neste fim de semana, o Grupo Pandora de Teatro (originário de Perus, zona Noroeste de São Paulo) ocupa as redes da Cia Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa (do Grajaú, Extremo Sul da cidade) com 3 espetáculos diferentes criados durante a pandemia. Acompanhe aqui.
Nesta sexta (6/8), às 20h, o grupo apresenta “Jardim Vertical”, que explora o universo nonsense e olha a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro. No sábado (7/8), também às 20h, é a vez de “Autoestrada para Damasco”, fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada durante uma noite de ano novo.
E no domingo (8/8), mesmo horário, tem “Onde os neandertais vão para morrer”, peça que une teatro e audiovisual e apresenta a história de 6 participantes de um reality show feito em uma caverna, que seguem com suas estratégias para vencer sem saber que uma pandemia devastou seu país. A última apresentação é seguida de um bate-papo com o Enchendo Laje.
Depois de estrear com sucesso em junho, “Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar” faz nova temporada virtual a partir de hoje (6/8). As apresentações seguem em cartaz entre sexta e segunda-feira, até 30 de agosto, sempre às 20h. Os ingressos são gratuitos (com sugestão de contribuição voluntária) e devem ser reservados clicando aqui.
A peça-filme do grupo O Bonde é uma das indicadas a melhor espetáculo do primeiro semestre pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
O enredo narra a história das personagens 12, 13, 23 e 40, são 4 pessoas pretas salvas da guerra por um padre branco quando crianças. Desde então vivem na fazenda deste padre, cuidando das tarefas diárias, supervisionadas por Zero, figura enigmática, central e onipresente, embora sempre ausente. O padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a Fazenda e quando os porquês são questionados, o sino toca e lembra que é hora da oração ou do trabalho.
Como parte da programação de reestreia, acontece ainda a oficina “O Teatro Hip-Hop e o depoimento pessoal: Memória e Autorrepresentação”, de 6 a 9 de agosto, sempre às 19h. As aulas acontecem via plataforma zoom e as inscrições devem ser feitas no formulário aqui. As aulas serão dadas por Roberta Estrela D’Alva e os convidados são o elenco da peça e o dramaturgo Lucas Moura.
De 07 a 29 de agosto, a Clarín Cia de Dança realiza a temporada presencial do espetáculo “ou 9 ou 80”, com apresentações gratuitas em áreas externas de 4 teatros da cidade de São Paulo. As primeiras apresentações da temporada, acontecem neste sábado e domingo (dias 7 e 8/8), às 16h, no Teatro Paulo Eiró (Santo Amaro, zona Sul São Paulo).
Embalado pelas letras do funk, o espetáculo transita pelas transformações do movimento e o surgimento do passinho, retratando como os movimentos culturais periféricos abordam o que vivem, passando pelas revoltas, os abismos sociais, mas também os desejos, os sonhos e a alegria no viver. Saiba mais aqui.