Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Bolsas, cursos e oficinas: Confira 4 oportunidades de aprendizagem para pessoas periféricas – Periferia em Movimento

Bolsas, cursos e oficinas: Confira 4 oportunidades de aprendizagem para pessoas periféricas

Foto em destaque: ELA em Movimento

Sextou. E antes de entrar no fim de semana, aproveite para organizar a agenda e se preparar para um curso, oficina ou aquela possibilidade de bolsa de pesquisa que pode ampliar seus conhecimentos.

A Periferia em Movimento indica 4 iniciativas: de bolsa para jovens periféricos atuarem como curadores artísticos a um cursinho preparatório para quem deseja fazer uma pós-graduação; de oficinas sobre dramaturgia a produção cultural voltada a mulheres, pessoas trans e não-binárias.

Confira abaixo:

1. Bolsa para jovens de periferias

A plataforma multilinguagem FIXE, que reúne a nova produção artística e cultural de países e regiões que falam o idioma português, anuncia chamamento de jovens curadores bolsistas das periferias de São Paulo. Para concorrer, é necessário ter até 25 anos, interesse no assunto e disponibilidade para participar de reuniões. Também deve residir em um dos distritos com Índice de Desenvolvimento Humano – Dimensão Educação considerados médio e baixo.

Ao todo, 6 colaboradores vão ser remunerados com uma bolsa de R$ 1.000 para desenvolver um trabalho de pesquisa e curadoria artística em música, cinema (audiovisual), artes visuais, literatura, teatro e gastronomia. As inscrições podem ser feitas até domingo(18/4), pelo site (clique aqui). O resultado será divulgado no dia 20 de abril. (www.festivalfixe.com.br).

2. Preparação para a pós-graduação

Até o dia 26 de abril, o Pós-Graduar recebe inscrições em pessoas interessadas em desenvolver projetos para ingressar na Pós-Graduação em Humanidades. Com 50 vagas, cursinho preparatório é totalmente gratuito e voltado prioritariamente a pessoas de baixa renda, negras, indígenas, imigrantes e refugiadas.

Entre maio e dezembro, acontecem aulas de elaboração de projetos e de idiomas para fins específicos (inglês e espanhol), com professores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Rede Emancipa, além de voluntários. Saiba mais e inscreva-se aqui.

3. Oficinas sobre a “jornada do herói”

Desde 13 de abril e até 22 de abril, o Núcleo de Pesquisa Drama Seis e a produtora Romã Atômica promovem o primeiro Festival de Dramaturgia Jornadas Heroicas Possíveis. Com 6 aulas abertas e uma mostra on-line de dramaturgia expandida, o evento digital propõe uma discussão sobre a figura do herói, sempre associado na capacidade humana da contação de histórias.

No site (clique aqui), é possível conferir as apresentações de: “Pra Santo Comer” (dramaturgia de Rafael Cristiano); “Cicatriz Anciã” (Denizart Fazio); “Kalunga” (Monalisa Silva); “Cachorro de Rua” (Lucas Venturin); “O Empréstimo”(Danilo Dal Lago); e “Body.Exe” (Roberto Simão).

Sempre às 19h, as próximas aulas discutem “A Autobiografia como despossessão” (no dia de 20 abril); “Narrativas anti-heróicas: Farinha com açúcar e Racionais MCs” (21 de abril); e “Dispositivos dramatúrgicos e heroicidades aporéticas” (22 de abril).

4. Produção cultural para mulheres, pessoas trans e não-binárias

Observando o desfalque de profissionais mulheres em toda a cadeia da produção cultural, o ELA em Movimento promove uma série de oficinas online e gratuitas voltada para mulheres periféricas, negras, cis e trans, homens trans e pessoas não-binárias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui até o dia 2 de maio. Confira aqui.

Com o objetivo de oferecer ferramentas para essas pessoas se inserirem no mercado de trabalho, com acolhimento e perspectivas, as aulas acontecem uma vez por semana, de 17 de maio a 10 de julho.

São oferecidas aulas de produção financeira, escrita e desenvolvimento de projetos, gerenciamento de redes sociais, introdução à produção audiovisual, iniciação em produção de eventos e iniciação à produção teatral. Todas as oficineiras atuam no mercado de produção cultural há algum tempo e têm vasto conhecimento sobre o assunto. São 30 vagas por oficina, com carga horária de 16 horas ao total. O evento disponibiliza certificado.

Autor

Apoie!