Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Manifestantes saem às ruas por comida e por vacina – Periferia em Movimento

Manifestantes saem às ruas por comida e por vacina

A Coalizão Negra por Direitos convoca um ato por comida e por vacina na avenida Paulista, em frente ao edifício do Banco Central, na manhã desta quinta-feira (18/2). A articulação, que reúne mais de 200 de organizações do movimento negro no Brasil, também chama manifestações em todo o País contra a gestão da pandemia até o momento e por medidas urgentes para conter a crise.

Em manifesto publicado esta semana, o grupo aponta que “negar o direito à saúde é genocídio” e responsabiliza o governo do ex-capitão do Exército, Jair Bolsonaro, que coleciona mais de 60 pedidos de impeachment protocolados no Congresso – um deles, inclusive, movido pela própria Coalizão. Confira o manifesto na íntegra aqui.

“Essa tragédia de mortes causadas pela covid-19 no Brasil é fruto da política de morte implementada pelo governo Bolsonaro. É agenda desse governo de extrema-direita, declaradamente racista e inimigo dos direitos humanos”, diz o manifesto.

O texto chama a atenção para as mais de 230 mil mortes por covid-19 registradas no Brasil, além da subnotificação – as mortes provocadas pela doença podem ser entre 30% e 50% acima dos dados oficiais, considerando o aumento de mortes causadas por síndromes respiratórias no período.

A Coalizão também observa que a dinâmica de contaminação e mortalidade da covid-19 que espelha a segregação racial existente no País. “Somos nós, povo negro, moradoras e moradores de regiões periféricas, faveladas, quilombolas, pescadores e de comunidades tradicionais, ribeirinhas e em situação de vulnerabilidade social, sem dúvidas, o segmento populacional mais afetado pela doença”, continua.

Além disso, as organizações apontam o maior empobrecimento da população negra do século – a população negra que compõe mais de 10 milhões do total de 13,7 milhões de brasileiros desempregados. Um informe publicado pela ONU sobre o impacto da pandemia concluiu que, em 2020, o Brasil dobrou o número de pessoas em situação de extrema pobreza, elevando para mais de 20 milhões o número de mulheres e homens negros atirados para a pobreza extrema.

Entre as providências, a Coalizão Negra por Direitos exige ampla cobertura da vacina; imediata retomada do Auxílio Emergencial até o fim da pandemia e consequente aprovação de uma Renda Básica permanente, sem prejuízo do Bolsa Família; fortalecimento do benefício de prestação continuada; atendimento a todos os protocolos de proteção determinados pela Organização Mundial de Saúde enquanto perdurar a pandemia; erradicação da política genocida do governo contra a população negra e indígena; e o fim da Emenda Constitucional 95 (a PEC do Teto dos Gastos), que retirou investimentos da saúde e provocou o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor

Apoie!