Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Por que o Passe Livre em São Paulo ainda não é suficiente? – Periferia em Movimento

Por que o Passe Livre em São Paulo ainda não é suficiente?

2018 já começou com um aumento de 20 centavos na tarifa do transporte público da capital paulista. O aumento atinge a todos os que usam dos trens, ônibus e metrôs para se deslocar pela cidade. Nos valores vigentes desde 07/01/2018, entre os estudantes com bilhete estudantil, a tarifa sobe para 2 reais, enquanto a tarifa comum é de 4 reais.

Mas e o Passe Livre?

Quem tem direito ao Passe Livre ainda não paga pela tarifa, com direito a uma cota de 2 viagens por dia (cada viagem com no máximo 4 catracas em um período de 2 horas entre a primeira catraca e a última). A prefeitura disponibiliza algumas regras para quem excede este limite entre o trajeto casa-instituição de ensino, confira as regras no site da SPTRANS e compartilhe seus direitos.
Assista no vídeo produzido pelo projeto Repórter da Quebrada, do Periferia em Movimento, porque as regras do Passe Livre não satisfazem o direito ao transporte e à cidade entre quem é estudante, principalmente entre quem faz longos trajetos partindo das periferias:

Produção do vídeo: Dani Vieira com participação de Larissa Sousa e Cleiton França.

2 horas (e duas viagens) não dá!

Do Jardim Prainha até o curso na Barra Funda. Depois, a ida à ETEC no Jabaquara. De noite, o retorno para casa. Só com o recurso do Passe Livre, Larissa não consegue completar suas viagens diárias. Nem outros milhares de estudantes da capital.
O trajeto da estudante mostrado no vídeo reflete a realidade de muitos estudantes que moram nas bordas de São Paulo. Quem realiza atividades extras, cursos, ou até mesmo lazer pela cidade é obrigado a arcar com os custos do transporte. Para quem não tem como gastar 2 reais ou 4 reais a cada viagem, o direito à cidade fica restrito.
A própria não liberação das cotas estudantis durante os meses de férias já mostram que a intenção do Passe é apenas levar o estudante no trajeto casa – instituição de ensino, o que limita suas possibilidades na cidade.

Próximas Manifestações

Os estudantes continuam lutando pelo seu direito à cidade. A próxima manifestação contra o aumento será nessa terça-feira, 23 de janeiro, no cruzamento da Av. Ipiranga com a Avenida São João, a partir das 17h. Confira mais informações.
 

Autor

Apoie!