web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Por Ludmila Fernandes
Transformar uma refeição em uma ocasião especial é uma grande qualidade e, cada vez mais, esse diferencial é apreciado pelo público. E com a criação de diversas empresas neste ramo, os detalhes mais do que nunca são essenciais para crescer.
Por isso, vamos falar de 3 iniciativas que preparam e fornecem o alimento como presente: a Cozinha da Rê – Alimentos Saudáveis, a Cozinha com Afeto e a Quero Mais.
Esta é a 6ª e última matéria desta temporada da série Fortalece Quebrada, um projeto da Periferia em Movimento e da agência de comunicação Bora Lá para destacar empreendimentos criados por moradoras e moradores das periferias de São Paulo.
Em 2017, Ana Regina de Luna estava sem trabalho fixo. Com a necessidade de gerar renda, ela viu a oportunidade de fazer algo que ao mesmo tempo propiciasse algum tempo livre para aproveitar a vida. Dessa forma, em novembro daquele ano ela lançou oficialmente a Cozinha da Rê, que tem como foco a preparação de alimentos saudáveis pensados especialmente para quem tem restrições alimentares ou é vegano ou vegetariano.
A inspiração veio de dentro de casa: a mãe de Ana Regina sempre teve cuidado com a alimentação; e uma amiga dela, que é vegana, também sempre sinalizou isso. O conhecimento foi aperfeiçoado em um curso da Empreende Aí.
Ana Regina começou a fazer suas receitas e incrementou o cardápio após cursos para fabricação de pães, bolos, tortas, geleias e pastas. Ela utiliza ingredientes orgânicos na maioria das vezes. No pão, inclui ora pro nobis, uma planta alimentícia não convencional que contém a proteína da carne. Sem conservantes químicos, um pão caseiro dura até 10 dias.
Além de fabricar, Ana Regina também faz as entregas a partir de sua casa no Jardim Macedônia (região do Campo Limpo). Quando não dá conta do movimento, pede ajuda a sua irmã. Os parentes e amigos também provam cada nova receita e atestam a qualidade do produto.
Como funciona? Peça pelo whatsapp (11 94703-6933). Entre as opções de pagamento estão dinheiro, cartão de débito e crédito, transferência bancária e boletos.
Daniela Souza e Regiane Soares ficaram sem emprego fixo desde o início da pandemia de coronavírus. Em meio ao “despesero”, elas viram no alimento como uma oportunidade: afinal, a comida sempre esteve presente conectando suas histórias com amigues e familiares.
“A Regiane já trabalhou em restaurante e trouxe um pouco dessa bagagem para organização da logística e da produção na cozinha”, explica Daniela.
Da Vila Sônia (zona Oeste de São Paulo), elas pensaram em um negócio que fornecesse comida de qualidade desde Parelheiros (no Extremo Sul) até o centro da cidade com um preço acessível.
Com pratos que vão da culinária brasileira e mexicana à cozinha italiana ou árabe, a Cozinha com Afeto se reinventa a cada dia.
“Tirar a ideia do papel até hoje tem nos surpreendido! O processo de adaptação e reinvenção são quase que diários, e a dimensão que a Cozinha tomou e tem tomado segue nos surpreendendo”, continua Daniela.
Mesmo baseado na pandemia, que gera incertezas, o objetivo das sócias é de continuar expandindo a iniciativa.
Como funciona? Peça pelo whatsapp (11 98157-2807 ou 95453-8427) ou instagram (@cozinha_afeto). O pagamento pode ser feito com dinheiro, cartões de débito e crédito, transferência bancária, vale refeição VR ou Sodexo.
A família de Regina Pereira dos Santos sempre curtiu uma cozinha. Além de sempre valorizarem o ato de “receber pessoas em casa” com pratos variados, fazer festas e comemorações, ela e seus irmãos são “filhos da boleira” do bairro de Cidade Dutra (no Extremo Sul de São Paulo). Por isso, a culinária se tornou uma tradição familiar.
Regina, por sua vez, já fazia suas receitas caseiras. E com a pandemia e a sensação de que o tempo não passava, com dias poucos produtivos, em abril de 2020 ela oficializou a criação da Quero Mais – Aromas e Sabores e Especiais. Edson Pereira dos Santos e Tainá Santos de Souza também colaboram na iniciativa que vende geleias e molhos, como o “Rio 40 graus”, que tem alho crocante, especiarias e pimenta calabresa.
Como funciona? As vendas são feitas através de uma plataforma de pedidos, onde o cliente informa a forma de pagamento e retirada. Clique aqui para acessar. O whatsapp é o 11 99345-0684. Acesse aqui o instagram.