Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Cursos on-line focam em jovens LGBTQIA+, mulheres gordas e empreendedores da gastronomia – Periferia em Movimento

Cursos on-line focam em jovens LGBTQIA+, mulheres gordas e empreendedores da gastronomia

Foto em destaque: Meire Ramos

Após o pé no freio ocasionado pela pandemia de coronavírus, iniciativas periféricas se reorganizam para voltar a oferecer à população diferentes encontros de aprendizagem.

Nesta seleção, a Periferia em Movimento apresenta 3 propostas voltadas a jovens LGBTQIA+, mulheres gordas e empreendedores do ramo da gastronomia. Confira as dicas!

Pajubá na quebrada

Com inscrições até este sábado (10/10), o coletivo Rusha Montsho vai oferecer o minicurso “Pajubá periférico”.

O coletivo originário do Extremo Sul de São Paulo foca em aprendizados sobre questões raciais, sexualidade e gênero, sempre numa perspectiva interseccional. A atividade lançada é voltada a adolescentes LGBTQIA+ negros das periferias, com idade entre 13 e 17 anos.

Totalmente on-line e gratuito, o curso vai contar com 5 encontros de 2h cada, em média, para abordar temáticas como: gênero e sexualidade; relações raciais; masculinidades; direitos humanos com foco na população LGBTQIA+; e serviços públicos e políticas LGBTQIA.

São apenas 30 vagas e cada participante receberá uma ajuda de custo de R$ 100. Para se inscrever, é necessário acessar e preencher este formulário. Clique aqui.

Negócios gastronômicos

Já o Projeto Arrastão, que promove atividades educacionais na região do Campo Limpo, abre inscrições para a terceira turma do curso de gastronomia e negócios do projeto “Periferia Sustentável”.

O objetivo é capacitar empreendimentos na área de alimentação aprofundando conhecimentos técnicos e com assessoria em gestão e inovação. O curso é gratuito, tem certificado e é voltado a jovens e adultos a partir dos 18 anos que empreende na área de gastronomia.

É necessário também que os interessados tenham disponibilidade para participar de 2 encontros semanais de 2 horas cada durante 6 meses, entre outubro de 2020 e abril de 2021.

O projeto será principalmente virtual e parcialmente presencial, conforme o protocolo da covid-19 em vigor. Essas atividades acontecerão no Projeto Arrastão, no Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo).

Para participar, é preciso se inscrever até o dia 12 de outubro pelo formulário. Clique aqui para acessar. A realização da inscrição não garante a vaga. Os candidatos vão passar por uma entrevista on-line. Dúvidas? Entre em contato com Francielli ou Henrique pelo telefone (11 58433350) ou e-mail (empreendedorismo@arrastao.org.br).

Mulheres gordas e autorretrato

Idealizado pela artivista Mari Moura (foto em destaque), o projeto “Encorpadas – grandes, largos, políticos: corpos gordos” promove 8 encontros entre mulheres gordas em uma vivência de autorretrato. Os encontros vão rolar aos sábados, das 15h às 16h30, entre 24 de outubro e 12 de dezembro pela plataforma zoom.

Essa é a primeira fase do projeto e será mediada por outras mulheres via videochamada, com rodas de conversa, workshops de fotografia e curadoria artística, coordenação de ensaio fotográfico à distância e escolha das imagens que comporão uma exposição fotográfica.

Não é necessário ter experiência com fotografia. Para participar, é preciso de inscrever no formulário (clique aqui) até o dia 20 de outubro. A prioridade é para mulheres transgêneras, negras e LGBTQIA+.

Autor

Apoie!