web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114As bibliotecas das Fábricas de Cultura (equipamentos públicos culturais das zonas Norte e Sul de São Paulo, além da unidade de Diadema), programam uma agenda on-line e integrada.
Os destaques de julho são atividades voltadas à literatura e brincadeiras, todas com exibição pelo YouTube (clique aqui pra assistir). A programação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Literatura
Em 8 de julho, quarta-feira, entre 15h e 16h, ocorrem cinco vídeo-aulas focadas na Introdução à escrita quântica, com o educador Michel Yakini. O estudo relaciona a escrita criativa com o autoconhecimento e busca aplicar exercícios teóricos e práticos com base em quatro estágios: dedicação; relaxamento, intuição e criação.
A Batalha da Matrix, grupo de MCs do ABC paulista, apresenta a Batalha Lírica no dia 15 de julho, quarta, a partir das 15h. Como o próprio nome da atividade demonstra, trata-se de uma batalha temática e performática. Por vídeo, quatro MCs convidados a duelar serão avaliados nos quesitos lírica, interpretação, conhecimento sobre o tema, criatividade e demais técnicas do Rap. Os MCs terão até dois minutos para preparar uma composição e improvisação sobre um tema e três jurados irão avaliar.
Na sessão Dicas de leitura, o educador Keidson Oliveira traz a HQ (História em Quadrinhos) “Cumbe”, do autor e historiador Marcelo D’Salete. No dia 28 de julho, terça-feira, das 15h às 16h, o bate-papo se volta para a narrativa que resgata a história de luta de negros escravizados no período colonial do Brasil. D’Salete é professor, ilustrador e mestre em História da Arte. “Cumbe” (2014) foi publicado em diversos países, com França, Áustria, Portugal e Espanha, além do autor ter ganhado com essa obra o prêmio Eisner, considerado o Oscar dos quadrinhos.
Brincadeiras
Em Construindo Jogo de Dama, as pessoas aprenderão a criar o próprio jogo a partir de materiais como papelão, canetas, tesoura e régua. A atividade mostra como suportes encontrados em casa podem ajudar no exercício da criatividade. O encontro virtual ocorre no dia 10 de julho, sexta-feira, das 11h às 12h.
Já pela Oficina de Geotintas, os participantes aprenderão a fazer tinta natural que tem a terra como principal matéria-prima, tornando-se um material viável para pintura de casas e de trabalhos artísticos. Essa forma ecológica de colorir será no dia 21 de julho, terça-feira, às 11h.
Completando a parte lúdica da programação, a atividade Brincando em projeções tem a proposta de demonstrar, passo a passo, como fazer uma sequência de projeções com materiais recicláveis. Ativando a criatividade, o objetivo é criar histórias e projetá-las com o uso de objetos montados com materiais como copo descartável, EVA, papel, canetinhas e fita adesiva. O encontro será no dia 23 de julho, quinta-feira, das 11h às 12h.