web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Pra finalizar novembro e iniciar o último mês de 2019, com ritmo de atividades acontecendo, a Periferia em Movimento indica 09 rolês e formações pra fazer entre sexta-feira (29/11) e domingo (01/12) em quebradas da Zona Sul de São Paulo.
Confira!
O grupo Teatro de Rocokóz dá sequência ao projeto Ocupa Rua, que neste ano tem promovido uma série de encontros em diferentes bairros de Parelheiros e Marsilac, no Extremo Sul de São Paulo. E neste sábado (30/11), o encontro é feito em parceria com o coletivo Rusha Montsho, com uma reflexão sobre gênero, sexualidade e etnia. Do meio-dia às 20h, no Bosque do Vargem Grande. Saiba mais aqui.
Com o tema “Cores da Rua”, a partir das 16h acontece uma roda de conversa com a participação da psicóloga e educadora popular Elânia Francisca, a artista Tia Franny e o educador social Will Ferreira, além de Julia dos Santos, que integra o Rocokóz.
O evento também conta com cama elástica, pintura de rosto, acrobacias, malabares, oficinas de stencil (com o coletivo Juventude Politizada de Parelheiros) e bambolê e filtro dos sonhos (com Espaço Girasol); apresentação do espetáculo “Um show de variedades palhacísticas”, intervenções com Tia Franny e Felipe Berní, além de grafitti com Thainá Índia.
Do outro lado da represa Guarapiranga, também na Zona Sul, a Casa Popular de Cultura do M’Boi Mirim recebe na véspera, sexta-feira (29/11), o último Panelafro de 2019. A partir das 19h30 na avenida Inácio Dias da Silva, sem número – Piraporinha. Saiba mais aqui.
Com objetivo de relembrar e reverenciar as lutas dos antepassados, refletir sobre o presente e se preparar para as lutas futuras, o encontro acontece com o grupo Espírito de Zumbi. Fundado pelos mestres de capoeira Gilberto Fonseca e Arakunrin, tem a arte da Capoeira e as outras manifestações da cultura tradicional como pedra fundamental.
E no sábado (30/11), a Associação Amigos do Jardim Olinda recebe a 3ª edição do Festival Todo Canto É Canto. A programação começa às 16h com discotecagem, seguida de apresentações de Selma Paiva (17h), Funk de Grife (18h), pirofagia com Rager Luan e Michele Andrade (18h50), Fino du Rap e Ouro e Chá (19h20), turmas de cordas e ritmos brasileiros (20h10) e banda Preto Soul (21h10). A associação fica na rua Carandazinho, 50 – Campo Limpo. Saiba mais aqui.
Pra quem busca ampliar os saberes, no sábado (30/11), novamente na Casa Popular de Cultura do M’Boi Mirim acontece o Café Filosófico da Periferia. O encontro recebe o jornalista Leonardo Sakamoto (blogueiro do UOL e integrante da ONG Repórter Brasil) para abordar a radicalização da sociedade, a influência da comunicação para reverter esse quadro com notícias falsas e desinformação.
O evento também homenageia o padre Jaime Crowe, religioso irlandês que atua desde os anos 1990 na região do Jardim Ângela. Das 16h às 18h, na avenida Inácio Dias da Silva, sem número – Piraporinha. Confira aqui.
Enquanto isso, no Centro Cultural Santo Amaro, o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú – CAPSArtes promove mais um Ateliê de Escrita e Criação Literária. Clayton Cavalcante media um encontro sobre como escrever crônicas. Das 16h às 17h30, na avenida João Dias, 822. Outras informações aqui.
Já no Jardim Primavera, acontece a Roda das Psicologias com a discussão sobre a psicologia do adulto, com mediação de Marcos Manoel. Das 16h às 18h, na rua Jequirituba, 325. Veja aqui.
A poesia pede passagem já nesta sexta-feira (29/11), com o Sarau das Águas, das 20h às 23h no Espaço Formação Assessoria e Documentação, que fica na rua Cambuci do Vale, 109 – Cidade Dutra, Extremo Sul de São Paulo. Confira outras informações.
A professora, escritora e ativista cultural no Grajaú, Maria Vilani, participa do encontro com seu 6º livro, “Abscesso”. O sarau conta ainda com o cantor e compositor Élio Camalle, que se dedica principalmente ao samba; e o músico, poeta e produtor cultural Carlos Galdino, com trajetória na literatura de cordel.
No sábado (30/11), o rolê é às 19h30 no Sarau do Grajaú, que fica na rua Antonio Comenale, 166. O encontro recebe James Bantu, MC com influência nos ritmos brasileiros. Veja aqui.
E no domingo (01/12), no Espaço Convívio do CEU Parelheiros, ocorre o Sarau Resistir É Preciso. O rolê traz um bate-papo sobre Letramentos e Resistência no RAP, roda de capoeira e intervenções com a Batalha de Paris e a Batalha de Rima de Embu Guaçu (BREG).
Além do microfone aberto, tem apresentações de Marcela Sodré, Tamiris Sodré, Samara Garcia e o grupo juvenil RAP Game (foto de capa desta matéria). Das 15h às 19h, na rua José Pedro Borba, 20 – Parelheiros. Saiba mais aqui.