Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Memórias, afetos e produção cultural das mulheres marcam Estéticas das Periferias – Periferia em Movimento

Memórias, afetos e produção cultural das mulheres marcam Estéticas das Periferias

Territórios que despertam memórias e afetos, experiências culturais e artísticas que modificam e ressignificam esses territórios: entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, a 9ª edição do Encontro Estéticas das Periferias reúne mais de 60 atrações pensadas por artistas, coletivos e grupos culturais que apresentam para o público suas produções, marcadas por sentidos de pertencimento pelas periferias paulistanas, lutas e emancipação social.

A abertura oficial acontece no domingo (25 de agosto), com o espetáculo “Fui feita pra vadiar”, que reúne mais de 50 musicistas de 06 grupos de samba formados, exclusivamente, por mulheres, ressaltando a história e a luta das mulheres no samba.

Ensaio para espetáculo de abertura. Foto: Lígia Maria

Confira a programação completa do Estéticas das Periferias clicando aqui.

A organização do Encontro foi descentralizada, com a participação de coletivos de diferentes regiões da cidade que montaram uma programação baseada em 05 eixos curatoriais: cultura negra, direito à cidade, produção cultural das mulheres, direitos humanos e futebol como prática cultural.

Entre as diversas apresentações, os quatro elementos do Hip Hop chegam com força nessa edição. No Itaim Paulista, a festa “Eletro Tintas” resgata a tradição do hip hop das décadas de 1980 e 1990; em São Mateus, a “Oficina Graffiti Trans” debate desigualdades de gênero e cultura periférica nos dias 28 e 31 de agosto, na Casa de Cultura São Mateus. Em Ermelino Matarrazo, no dia 27, a “Batalha Ocupa” abre espaço para o duelo de MC’s.

Por sua vez, a união do futebol de várzea com música e literatura dão o tom do evento “Futebol, Samba e Poesia” no SESC Parque Dom Pedro II, no dia 1º de setembro.

Quem quiser ver mais samba tem, dentre as várias opções, a apresentação do “Pagode Na Disciplina e Feitiço de Mulher”, no Jardim Mirim, dia 25; o “Quintal da Casinha – Samba e Cumbuca Cheia”, encontro de artistas negras, no dia 1º de setembro e também o aniversário de 03 anos do Quilombo Cultural Ybira Samba, dia 31 de agosto.

Entre os espetáculos, no dia 28, o “Picadeiro do Fuxico” leva um cortejo de artistas circenses pelas ruas do bairro da Vila Prudente. No dia 31, o “Levante Mulher – Sonhos de Asas”, chega na Casa de Cultura do Butantã, com uma potente mistura de poesia e arte circense.

E pelo segundo ano, o Estéticas promove o “Periferia Ocupa Centro”, com apresentações culturais na Ação Educativa, na Casa das Rosas e no Instituto Moreira Salles. Além do tradicional ciclo de debates no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc que, nesta edição, tem como tema o Ensino de Arte nas Periferias.

O Estéticas das Periferias começou em 2011, por iniciativa da ONG Ação Educativa.

Autor

Apoie!