web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Você sabe por que a ditadura militar proibiu a execução da música “Pare de tomar a pílular”, de Odair José? E já se perguntou se tem gente lendo os livros lançados por escritores periféricos? Tem um negócio de alimentação e quer bombar as vendas? Ou entende o que é permacultura?
A Periferia em Movimento indica 04 cursos e rodas de conversa gratuitos ou com investimento popular para você entender melhor sobre essas temáticas na própria quebrada, sem precisar atravessar a ponte.
Na sexta-feira (23 de agosto), o projeto Ninguém Lê reúne o público pra trocar ideias sobre o último livro de Maria Vilani. Recentemente, a professora e escritora que mobiliza agentes culturais no Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) lançou “Penteando a Vida”.
O projeto Ninguém Lê surge de uma conversa e uma preocupação sobre o nosso movimento de saraus e literatura periférica, e se todas essas obras lançadas estão sendo de fato lidas, com objetivo de fortalecer a escrita e leitura na cidade.
A roda de conversa acontece das 19h às 20h, na Casa de Cultura de Parelheiros, que fica na rua Nazle Mauad Lufti, 169 – Parelheiros, Extremo Sul de São Paulo. Entrada gratuita. Saiba mais aqui.
Já no sábado (24 de agosto), o A Bordar Espaço Terapêutico recebe o curso de Introdução aos Direitos Sexuais e Reprodutivos, realizado pelo projeto Sexualidade Aflorada.
O curso traz a trajetória dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil, da laqueadura à Lei Maria da Penha, com a discussão sobre as ações de censura sobre o assunto pela ditadura militar. Com mestrado na temática, a psicóloga e educadora Elânia Francisca pretende iniciar as reflexões sobre sexualidade enquanto direito humano, conquistas e desafios.
O investimento para participar é de R$ 100 e pode ser transferido para conta bancária (Banco Intermedium 077; agência 0001; Conta corrente 1610264-9; favorecida Dayana Almeida Silva; CPF 433.979.788-07). Haverá emissão de certificado.
O encontro acontece das 10h às 16h, na avenida Lourenço Cabreira, 489 – Jardim Primavera, Extremo Sul de São Paulo. Veja outras informações pelo link.
Pra quem tem interesse em entender o que é permacultura, o coletivo de educadores ambientais Eparreh promove o 4º Curso de Desenho Permacultural (PDC) Popular na Zona Sul de São Paulo.
O curso se baseia no modelo sistematizado pelo australiano Bill Mollison, e leva em consideração a realidade brasileira tendo como norte a pedagogia popular de Paulo Freire e referências indígenas, quilombolas, comunidades de base e o contexto cultural e artístico brasileiro.
Voltada especialmente a jovens e adultos da região do Jardim São Luís, Jardim Ângela, Capão Redonda e outras periferias, a proposta tem o objetivo de compartilhar conhecimentos científicos, culturais, étnicos, sociólogos, técnicos, filosóficos e espirituais para estimular os participantes a pensar e projetar espaços humanos sustentáveis e harmônicos.
O curso é oferecido gratuito para os participantes, com apoio do Programa de Fomento à Cultura das Periferias da Prefeitura de São Paulo. Serão 72 horas de atividades, com encontros todas as quartas-feiras (19h às 22h) e domingos (10h às 16h), entre 11 de setembro e 30 de outubro, no Espaço CITA, que fica na rua Aroldo de Azevedo, 20 – em frente a praça do Campo Limpo.
Para participar, os interessados devem se inscrever no formulário on-line até 30 de agosto. Clique aqui. A segunda fase consiste em uma entrevista presencial.
Outra formação gratuita é desenvolvida pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da organização Projeto Arrastão, que atende moradores no Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo). O projeto Periferia Sustentável tem como objetivo apoiar quem já tem um negócio de alimentos e gastronomia na região Sul da Grande São Paulo.
A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo formulário on-line. Clique aqui. A próxima fase será a apresentação do projeto e a entrevista individual, que acontecerá em 03 de setembro. Dúvidas pelo telefone (11) 5843-3351 ou e-mail: barbara.moura@arrastao.org.br.
Confira abaixo a vinheta da última edição do programa: