Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
De que forma a cor da pele afeta o acesso à escola? – Periferia em Movimento

De que forma a cor da pele afeta o acesso à escola?

O Brasil levou 30 anos para que a proporção de negros com ensino básico completo fosse igual ao patamar que a população branca já tinha atingido em 1980. Naquele ano, 14% dos jovens pretos, 18% dos jovens pardos (conforme classificação do IBGE) e 38% dos jovens brancos concluíram o ensino médio. Em 2010, esses percentuais passaram para 37% (pretos), 38% (pardos) e 56% (brancos).

Assista:

O tema faz parte das Animações do livro “Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”, organizado por Marta Arretche, coordenadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), e que já está em sua 04ª edição (Editora Unesp).

O vídeo foi produzido com base no capítulo 2, “Educação e desigualdade no Brasil”, de autoria de Naercio Menezes Filho e Charles Kirschbaum, e no capítulo 6, “Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente”, de autoria de Márcia Lima e Ian Prates.

Outras 04 animações já foram produzidas. Em “Desigualdade territorial na oferta de luz, água, esgoto e na coleta de lixo”, aponta que o País demorou 40 anos para atingir a universalização no abastecimento de energia.

Já “Educação e mercado de trabalho no Brasil” mostra as condições da educação dos brasileiros se relacionou com as da nossa economia e mercado de trabalho e, consequentemente, com o perfil da desigualdade social.

O vídeo “Mulheres cada vez mais iguais” indica que em 1960 apenas 0,14% das mulheres tinha diploma universitário, contra 9,4% em 2010, um crescimento de 67 vezes no período, ocorrido nas diversas áreas do ensino superior. Além disso, 16% das mulheres com mais de 15 anos procuravam emprego em 1960, contra 42,6% em 2010.

E “Um eleitorado cada vez maior” aborda o crescimento em 18 vezes o total de eleitores no Brasil entre 1945 e 2010.

Confira os vídeos na playlist abaixo:

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