web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114O que você assiste na internet?
A Periferia em Movimento indica 03 webséries produzidos por pessoas periféricas sobre diferentes temáticas, como saúde, genocídio e a cultura ancestral que se mantém com os atabaques.
01. O atabaque
na minha vida
Entre agogôs, ganzás e atabaques, a realidade de jovens da periferia da zona sul de São Paulo impactados de modo deficitário pela falta de estrutura social, educação, saúde pública, aparelhagens de lazer entre outros, revelando como a musicalidade da percussão afro brasileira é um fio condutor e um dispositivo social frente a estas desigualdades. E é o que a a websérie “O atabaque na minha vida” aborda com parte integrante das atividades do projeto Omodé, que foi contemplado pelo Programa VAI 2018.
O conteúdo da obra traz a relação de jovens comuns da periferia da cidade com o instrumento brasileiro, símbolo do diáspora africana, inseridos nos assuntos permeados nos ambientes de suas moradias, escolas, trabalhos etc. Os episódios abordam essa relação com a música e a religiosidade indo além ao abordar assuntos como ancestralidade, racismo, homofobia, espiritualidade, machismo, homofobia, educação, adoção, matriarcado etc.
O projeto “Gueto Dub Lab – (re)existindo nos extremos” é uma iniciativa organizada entre quatro coletivos: Banda Unidade, 3em1 Gueto Sounds, Quilha Filmes e 1ºAndar Studio & Produções. Por meio do registro audiovisual, a equipe produziu 04 episódios que discutem por meio do reggae o Genocídio da população jovem periférica nas suas mais variadas facetas – nas perspectivas da violência urbana, do racismo institucional, da redução de danos e do feminicídio.
Cada episódio tem um tema a ser abordado com cantoras/es convidadas/os para compor uma canção/letra, que foi construída a partir de composições de instrumentais feitas pela Banda Unidade e gravada no 1°Andar Studio & Produções. O projeto teve apoio do Edital de fomento ao Reggae da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo.
Nos últimos 10 anos, o número de adolescentes grávidas no Brasil diminuiu, mas ainda assim nós somos o país com a maior taxa de adolescentes grávidas na América Latina. De acordo com o Ministério da Saúde, 18% dos adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos já experimentaram cigarro que, relacionado à doenças cardiovasculares, é a principal causa de morte no mundo. E em 2017, 55% dos adolescentes acompanhados pelo SUS disseram se alimentar mal, comendo coisas como macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos. Nos últimos 10 anos, a obesidade aumentou 110% entre os adolescentes no Brasil.
Questões como essas são temas da série “Saúde no Rolê”, que integra o Programa Adolescente Saudável na organização Plan Internacional. O objetivo do projeto é contribuir para melhorar a saúde e a igualdade de gênero entre crianças, adolescentes e jovens de 10 a 24 anos de idade com o apoio da própria comunidade local. No Brasil, o programa atende jovens dos bairros Capão Redondo e Grajaú, na Zona Sul de São Paulo.