web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Aqui na Periferia em Movimento, temos lado sim: junho é o melhor mês do ano pois, com ele, temos as festas juninas!
Uma tradição rural que se mantém nas quebradas de São Paulo desde a chegada de migrantes de outras regiões do País – especialmente o Nordeste –, as quermesses de bairro têm histórico no fortalecimento de movimentos sociais e na cultura popular, inclusive do Hip Hop.
Por isso, selecionamos 09 festas juninas pra pular a fogueira sem deixar o quentão cair nas periferias da Zona Sul de São Paulo.
Esta lista continua em atualização. Mande sugestões pra gente via whatsapp (11 970623730) ou contato@periferiaemmovimento.com.br
Uma das mais movimentadas é a da Fundação Julita, no Jardim São Luís. Em 2018, mais de 10 mil pessoas passaram pela festa junina, que além das barracas de comidas e bebidas típicas, tem forró ao vivo. É neste sábado (08/06), das 14h às 20h, na rua Nova de Tuparoquera, 249. Veja mais informações aqui.
Outro tradicional arraiá deste sábado acontece no Jardim Paris, onde o Movimento Comunitário Estrela Nova promove sua 35ª festa junina, com danças e caminhada de lanterna. A partir das 17h, na rua João Bernardo Vieira, 267. Veja aqui.
No Campo Limpo, a festa de sábado começa mais cedo (a partir das 10h da manhã) com o Arraiá Solidário do Banco Comunitário União Sampaio. Além de várias atrações, o evento conta com uma roda de conversa e uma feira de economia solidária. A festa é na rua Cantanhede, em frente a escola Hugo Lacorte, no Jardim Maria Sampaio. Veja aqui.
Já no Jardim Ângela, a Sociedade Santos Mártires promove mais um Arraiá Família com am música ao vivo e sorteio de prêmios como TVs de 55 e 65 polegadas, notebook e vales de R$ 750. O dinheiro arrecadado no bingo e na venda de produtos será destinado a ações sociedades da organização. A festa acontece no sábado, a partir das 18h, e no domingo (09/06), às 16h, na rua Luís Baldinato, 09. Veja aqui.
Outra festa junina beneficiente acontece no outro lado da Zona Sul, em Parelheiros, onde a Vivenda da Criança atende crianças, adolescentes e idosos. O evento também acontece no sábado, das 11h às 17h, e além das atividades tem arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias atendidas no SASF – Serviço de Assistência Social à Família. A organização fica na rua Henrique Hessel, 300. Mais informações aqui.
E pra fechar a semana, sábado e domingo, a partir das 18h, o Centro de Convivência Santa Doroteia promove mais uma edição de sua quermesse. A organização fica na rua Julio Gadda, 199 – Jardim Cipramar – Grajaú. Confira aqui.
No final de semana seguinte, o Bloco do Beco (que realiza um dos maiores carnavais da quebrada) promove o Arraiá do Beco. Com bingo, quadrilha, comidas e bebidas típicas, a festa toma a rua com música ao vivo: Escurinho do Acordeon, Trio Xote das Meninas, Grupo Umoja, Fernando Pacheco e convidados.
O objetivo da festa é arrecadar verba para a reforma da fachada do Bloco do Beco, revitalizando toda a área externa: executar o projeto paisagístico do jardim, pintar toda a fachada, grafitar um mural em homenagem a Marielle Franco e Mestre Moa do Katendê e um mural com a temática “Cultura Popular e Literatura de Cordel” nos muros laterais, implementar a primeira Praça Marielle Franco na periferia e por fim, derrubar o muro fronteiro.
O Arraiá do Beco rola no sábado (15/06), das 16h à meia-noite, na rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera. Confira aqui.
Neste mesmo dia, no Jardim Mitsutani, a Turma da Touca também promove sua festa junina com cama elástica e piscina de bolinha. Além disso, a organização vende rifas para sortear uma TV de 43 polegadas. O evento acontece das 14h às 20h, na rua Marco de Canaveses, 778. Veja mais aqui.
E no final do mês, o tradicional Sarau do Círculo Palmarino é temático. Além da festa, a edição contará com o lançamento do livro ‘O flautista’, de Alessandro Alves de Souza. Nascido em São Paulo há 38 anos, o poeta e pedagogo mora em Taboão da Serra (SP) com esposa e filha. O Sarau Palmarino ocorre no dia 29 de junho, a partir das 19h, na rua Campos Sales, 43 – Jardim Presidente Kennedy – Embu das Artes. Outras informações aqui.