Uma série de atividades em periferias da Zona Sul de São Paulo buscam discutir diferentes áreas do conhecimento e voltadas a diferentes públicos – começando com crianças com 05 anos de idade. A gente indica algumas dessas ações e conta como você pode participar. Confira!
Curso sobre Direitos Humanos
Até o dia 21 de abril, estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Usina de Valores, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo. A Periferia em Movimento é parceira-articuladora do projeto na cidade.
Com início no dia 01 de maio, a proposta é abordar temas como a
história e o contexto dos direitos humanos no Brasil, os discursos de
dominação e a construção do senso comum. A aula inaugural será no Espaço
Cultural CITA – Cantinho de Integração de Todas as Artes, na rua Aroldo
de Azevedo, 20 – em frente à Praça do Campo Limpo e próximo ao Terminal
de ônibus Campo Limpo.
Ao todo, serão sete encontros, às quartas-feiras, das 19h às 23h, que se estendem para o CIEJA Campo Limpo. Para participar, inscreva-se neste link.
A metodologia valoriza o conhecimento a partir da teoria e da
vivência, o ativismo e o aprendizado para mudança de atitude. Cada dia
contará com um especialista ou uma especialista, garantindo pluralidade
didática e de perspectivas. O fio condutor de cada exposição será um dos
cinco valores predefinidos: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença,
Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.
Com o objetivo de propor experiências coletivas que possam gerar novas possibilidades e chãos a serem percorridos, o espaço Terreiro do Útero abre inscrições para duas oficinas gratuitas.
Voltada a crianças de 05 a 09 anos de idade, a “Oficina de Musicalização para Crianças” propõe caminhos para experimentar e pensar a música através de brincadeiras, sons, ruídos do próprio corpo. O educador é o músico e ator Dan Silva, que constrói sua trajetória no Grajaú. São apenas 12 vagas para atividades que acontecem às quartas, das 15h às 17h, por 05 meses. Para participar, inscreva-se aqui.
Já “Oficina de Teatro Para Todo Mulher” tem como objetivo criar perspectivas de atuação a partir dos corpos e trajetórias femininas. A educadora convidada é Ellen Rio Branco, moradora de Cidade Tiradentes, atriz do Núcleo Teatral Filhas da Dita e articuladora cultural. As atividades acontecerão aos sábados, das 10h às 13h. Para participar, mulheres a partir dos 16 anos devem se inscrever aqui.
O Terreiro do Útero
fica na rua Irina Milchev Starbulov, 480, no Parque Grajaú.
Periferia em Movimento