Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Da saúde ao jornalismo: 6 encontros que promovem reflexão na quebrada – Periferia em Movimento

Da saúde ao jornalismo: 6 encontros que promovem reflexão na quebrada

Quais práticas ancestrais de promoção da saúde que encontramos nas periferias? O que a psicologia tem a ver com isso? E a grande mídia está preocupada com a garantia de nossos direitos? Nesse momento em que muito se fala de repressão, sabemos mesmo o que é o fascismo?
Neste final de semana, vários encontros na Zona Sul de São Paulo propõem reflexões a partir dessas perguntas, e a Periferia em Movimento lista para você.
Na sexta-feira (22/02), das 18h30 às 20h, o A Bordar Espaço Terapêutico inicia o Grupo de “Ex-tudo” sobre saúde periférica. A proposta é construir reflexões e pesquisas sobre a história da saúde periférica por meio de leitura crítica de textos, vídeos, pesquisas histórico-afetivas junto às avós, bisavós, mães e opinião de crianças e adolescentes periféricas sobre o acesso à saúde na atualidade.
Os encontros acontecerão quinzenalmente, na avenida Fernando Amaro Miranda, 73 – Jardim Colonial – Extremo Sul de São Paulo. Saiba mais aqui.
No sábado (23/02), a discussão pode ser estendida na Roda de Psicologias do CAPS – Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú (foto em destaque). A roda de conversa estreia discutindo as mais variadas correntes da psicologia. No mesmo dia e local, a organização também promove um encontro do Ateliê de Escrita com Clayton Cavalcanti, sobre crônicas. A partir das 16h, na rua Jequirituba, 325 – a 250 metros da estação Primavera-Interlagos da CPTM, também no Extremo Sul de São Paulo. Saiba mais aqui.
Também no sábado, o projeto Masculinidade Quebrada dá sequência à série de encontros para discutir formas de ser homem na periferia com um encontro sobre o sistema carcerário. E para o diálogo, convida o Coletivo Amparar, que reúne familiares de pessoas presas. A partir das 15h, no Conteiner 011 do CEU Vila Rubi – Rua Domingos Tarroso, 101.

Jornalismo, militância e fascismo

Mais cedo, a partir das 13h do mesmo dia, o coletivo Desenrola e Não Me Enrola e a Ponte Jornalismo promovem um debate sobre Jornalismo e Militância nas Periferias. O encontro ocorre no Centro de Mídia M’Boi Mirim, que fica na rua Thereza Silveira de Almeida, 03 – Jardim Ângela. Confira aqui.
A proposta é discutir a abordagem dos direitos humanos pela mídia hegemônica, como fazer denúncias de violações e reagir a ataques ao direito de manifestação. A Periferia em Movimento participa do debate representada por Aline Rodrigues, que estará ao lado de Camila Marques (da ONG Artigo 19), Antonio Junião (da Ponte Jornalismo) e da militante Helena Silvestre.
Também no sábado, das 18h às 21h, acontece uma roda de conversa e debate sobre fascismo e autocracias. O encontro promovido pelo Grupo de Estudos do PSOL e Simpatizantes acontece na Subsede de Santo Amaro da Apeoesp, que fica na rua Cerqueira César, 480. Veja aqui.

Autor

Apoie!