Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Espetáculo traça paralelo entre orixás, negação do racismo e vivências dos próprios artistas – Periferia em Movimento

Espetáculo traça paralelo entre orixás, negação do racismo e vivências dos próprios artistas

Nesta quarta-feira (17 de dezembro), feriado do aniversário de São Paulo, a companhia de dança negra Treme Terra apresenta seu novo espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas”. Inspirado no livro de mesmo nome de Frantz Fanon, o grupo se baseia em estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil e traça um paralelo entre o livro, a mitologia dos orixás e experiências pessoais relatadas em depoimentos pelos artistas do elenco. Neste trabalho, o livro é utilizado como principal material disparador para as composições coreográficas e musicais. O espetáculo conta com a direção de João Nascimento e Firmino Pitanga.

O Treme Terra surgiu em 2006, com o propósito de valorizar, pesquisar e difundir a cultura negra. Em 2009, a companhia estreiou sua primeira obra, chamada “Cultura de Resistência”. Em 2012, veio o trabalho “Terreiro Urbano”.

O psiquiatra e ensaísta negro Frantz Fanon nasceu na ilha de domínio francês de Martinica, no Caribe, e se envolveu na luta pela independência da Argélia. Seu livro “Pele Negra, Máscaras Brancas” aborda a negação do racismo contra os negros na França e as consequências psicológicas da colonização.

Autor

Apoie!