Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Estéticas das Periferias debate feminismo, futebol e direitos no âmbito das culturas – Periferia em Movimento

Estéticas das Periferias debate feminismo, futebol e direitos no âmbito das culturas

Em sua sexta edição, o Encontro Estéticas das Periferias – arte e cultura nas bordas da metrópole promove atividades em mais de 100 espaços culturais de São Paulo entre os dias 23 e 28 de agosto. E, como esquenta, na semana que vem rola um ciclo de formações sobre temas mais gerais que estruturam a cultura nas periferias.

São dimensões da vida social e cultural de um povo que constrói suas identidades nos arrabaldes da metrópole delimitando territórios cujas fronteiras são afetivas, dadas por laços de pertencimento e sociabilidade coletiva.
Os encontros acontecem no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e a taxa de inscrição varia de R$ 18 a R$ 60.

Confira a programação

Terça-feira, 16 de agosto

Das 10h30 às 13hs – Tema: Territórios periféricos e ações coletivas pelo direito à cidade
A periferia estaria num estágio pré-urbano? É possível falar de direito à cidade nos fundões da metrópole? Como as ações coletivas em territórios podem contribuir para alcança-lo? A conversa é mediada pelo programador cultural e coordenador de cultura da Ação Educativa, Eleilson Leite, e conta com a participação da coordenadora de Promoção do Direito à Cidade da Prefeitura, Marília Jahnel, e do pesquisador e militante da cultura Aluizio Marino.

Das 14h30 às 17hs – Tema: A produção cultural das mulheres nas periferias

A conquista de espaço por parte das mulheres na cena cultural periférica vem junto com o movimento de afirmação de gênero compondo um feminismo com características próprias ampliando a diversidade de abordagens sobre o feminino e o lugar da mulher. Para falar sobre isso, Dayane Fernandes (agente de formação do Programa Jovem Monitor/a Cultural) conversa com as rappers Sharylaine, pioneira do Hip Hop no Brasil e uma das fundadoras do coletivo Minas da Rima, e Luana Hansen, que é DJ, MC, produtora musical e atriz e aborda temas como violência doméstica, aborto, machismo, homofobia e genocídio da juventude negra

Quarta-feira, 17 de agosto

Das 10h30 às 13hs – Tema: A presença da cultura nordestina nas periferias

As estatísticas dão conta de que a maioria da população das periferias é oriunda no Nordeste ou formada por descendentes de nordestino. Entretanto, o movimento cultural das periferias construiu um imaginário no qual essa presença fica pouco visível. Eleilson Leite conversa com os cearenses Costa Senna, autor de inúmeros cordéis e educador em escolas públicas, e Maria Vilani, escritora com quatro livros publicados e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS) Grajaú.

Das 14h30 às 17hs – Tema: Cultura e direitos humanos: afirmação e violações

Por meio da cultura questões como a afirmação de gênero e orientação sexual e as medidas socioeducativas são tratadas como direitos humanos e avançam a compreensão sobre o tema nas periferias. Dayane Fernandes conversa com Bruno César Lopes, fundadorx e integrante da Cia. Humbalada de Teatro e organizadorx do projeto Periferia Trans, e Raifah Monteiro, arte-educador e integrante do Bloco Eureca além de agente de formação do Programa Jovem Monitor Cultural.

Quinta-feira, 18 de agosto

Das 10h30 às 13h – Tema: A presença da mulher nas torcidas organizadas

O número das mulheres nos estádios e nas torcidas organizadas é crescente. Essa presença provoca-nos a refletir sobre o ambiente das torcidas organizadas, notadamente um espaço de exaltação da virilidade masculina. Eleilson Leite recebe para debater sobre isso Dadá Ganam, coordenadora do núcleo mulher no coletivo Democracia Corinthians e integrante do Respeito Futebol Clube e do coletivo Futebol Mídia e Democracia; e Carolina Farias Moraes, da Rede Paulista de Futebol de Rua e Rede Brasileira de Futebol e Cultura pela Ação Educativa.

Das 14h30 às 17hs – Movimentos da cultura negra nas periferias

A religiosidade de matriz africana e a celebração do corpo estão em pauta nesta mesa. De um lado a cena do reggae e a cultura rastafári. De outro, o samba- rock, uma fusão do rock com a gafieira, uma dança originalmente brasileira e periférica. Carol Jafet, ativista do movimento Rastafari, e Nego Junior, fundador do projeto cultural Samba Rock Na Veia e integrante da rede Kultafro, debatem sobre a temática.

Autor

Apoie!