web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Com objetivo de proporcionar contato e troca de experiências entre artistas negras da dança e o público, entre os dias 04 e 07 de junho acontece em São Paulo e Taboão da Serra (SP) o “I Encontro Mulheres Negras na Dança”.
O encontro promovido pela Nave Gris Cia. Cênica inclui três espetáculos, uma roda de conversa e duas oficinas de dança realizados pelas artistas e companhias convidadas.
As atividades do “I Encontro de Mulheres Negras na Dança” acontecerão no Espaço Clariô – no município de Taboão da Serra – e no Espaço CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes), no bairro do Campo Limpo, em São Paulo.
O encontro busca lançar o olhar sobre a multiplicidade de experiências e produções artísticas em dança contemporânea realizadas por artistas negras de diferentes gerações.
A programação busca revelar as diversas perspectivas sobre o fazer artístico, com materiais, estéticas e temáticas como, por exemplo, as mitologias da tradição afro-brasileira, o Tanztheater alemão e as memórias pessoais, o corpo anônimo e marginalizado, ou ainda o corpo que vive a experiência da periferia e reverbera suas indignações sociais e pessoais.
É a partir da perspectiva artística que a Nave Gris busca abordar e propor o diálogo sobre as questões étnico-raciais e de gênero presentes nas obras, fazeres e trajetória profissional dessas artistas.
Roda de Conversa
Para debater esse assunto, o Espaço Clariô sedia na abertura do encontro uma roda de conversa com a coreógrafa, coordenadora do Grupo Lapett e professora da ECA-USP Sayonara Pereira; a diretora da E² Cia. Teatro e Dança, Eliana de Santana, que iniciou sua carreira no teatro com diretores como Antunes Filho, Antônio Abujamra e Gerald Thomas; e a diretora da Cia. Sansacroma, dançarina, atriz, coreógrafa e gestora cultural Gal Martins; A mediação será de Kanzelumuka, bailarina e mestranda em artes cênicas pela.
Espetáculos
Baseado na obra Afro Margin, do pintor britânico Chris Ofili, o espetáculo homônimo trabalha a verticalidade do corpo em suspensão e a poética do duplo sentido de margem. A produção é da E² Cia. de Teatro e Dança.
Já na peça coreografada Unterweg (estar a caminho, em alemão), do Grupo LAPETT , elenco se coloca a caminho em diferentes fases de sua vida. São lembranças atualizadas para o contexto da cena em forma de partituras coreográficas.
Concebido pela Nave Gris Cia. Cênica, o espetáculo Dikanga Calunga (mar distante, em quimbundo) remete ao fluxo entre ancestralidade, tradição e contemporaneidade no corpo. Sob a perspectiva do feminino tem a água como elemento transformador, que conecta o humano ao que lhe é ancestral e sagrado.
Oficinas
Serão duas oficinas de três horas. A primeira delas é a oficina A Dança da Indignação, conceito criado por Gal Martins, com a Cia. Sansacroma. O termo “Dança da Indignação” é inspirado na obra do pedagogo Paulo Freire e usa uma linguagem estética que possa reverberar as indignações sociais e pessoais numa abordagem política trazendo elementos entre vida e arte, arte e vida.
A segunda é a oficina Dança Negra Contemporânea: procedimentos criativos, com a Nave Gris Cia. Cênica. A oficina pretende ser um espaço para o estudo e desenvolvimento de uma dança autoral que parte das corporeidades da tradição afro-brasileira de origem banto.
Anotaí!
I Encontro Mulheres Negras na Dança
Espetáculos e roda de conversa
Onde? Espaço Clariô, Rua Santa Luzia- 96, Vila Santa Luzia – Taboão da Serra – SP (Próximo ao Pé do Morro do Cristo e ao Hospital Family). Fone: (11) 4701-8401 – Grátis
– Espetáculo Dikanga Calunga – Quando? Sexta, 05 de junho, às 20h
– Espetáculo Afro Margin – Quando? Sábado, 06 de junho, às 20h
– Espetáculo Unterweg(s) – Quando? Domingo, 07 de junho, às 19h
Oficinas de Dança
Onde? Espaço CITA, Rua Aroldo de Azevedo, 20, Jardim Bom Refugio – São Paulo – SP (Próximo ao Terminal Campo Limpo). Fone: (11) 5844-4116
Inscrições: Pelo e-mail navegrisciacenica@gmail.com, até 1º de junho, com assunto “Inscrição Oficina”
Oficina de Dança Negra Contemporânea – Quando? Domingo, 7 de junho, das 14 às 17h
Quanto? Grátis