Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Enchentes do Jardim Romano viram espetáculo com moradores e atores – Periferia em Movimento

Enchentes do Jardim Romano viram espetáculo com moradores e atores

“O que sobrou do rio” é uma criação do coletivo Estopô Balaio com os moradores do Jardim Romano, extremo leste da cidade, e une teatro e artes visuais para contar histórias das enchentes que assolam o bairro há dez anos.
Além da dramaturgia, realizada a partir dos depoimentos dos moradores, uma casa – misto de instalação e exposição – também foi criada e servirá como cenário.
O espetáculo “O que sobrou do rio” circulará por bairros da Zona Leste através da 25° Edição da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo e no próximo sábado e domingo, 23 e 24 de maio, estará no CEU Formosa.
A montagem, com direção de João Júnior, também será apresentada em espaços como o CEU Parque Veredas, CEU CEU Três Pontes, CEU Azul da Cor do Mar e os ingressos são gratuitos. Confira programação completa aqui.
O coletivo Estopô Balaio há cinco anos desenvolve uma residência artística no Jardim Romano sobre as experiências dos moradores com as águas de enchentes. A última ocorrida em 2010 deixou parte do bairro submerso por três meses.
O encontro com os moradores do Jardim Romano aconteceu em 2010 quando João Júnior iniciou um trabalho de orientação artística com os jovens da região. “Como 2010 foi o pior ano de enchente, comecei a vivenciar a situação e escutar várias histórias. A relação dos moradores com as águas que inundaram suas vidas foi o detonador do projeto artístico que reúne em seus pressupostos de criação o campo relacional entre artistas de formação diversas e moradores”, conta o diretor.
A partir disso o coletivo Estopô Balaio deu início a uma série de encontros com os moradores, todos registrados por meio de entrevistas gravadas em vídeo. As narrativas memoriais do bairro revelaram histórias de assombro e horror, como a morte de uma criança e doenças graves. “O morador foi obrigado a reinventar a vida, a criar perspectivas de sobrevivência e re-existência”, diz João.
Anotaí!
Espetáculo “O que sobrou do rio” 
Quando? 23 e 24 de maio, sábado e domingo, às 18h.
Onde? CEU Formosa – Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10, Vila Formosa, Zona Leste.
Grátis – ingressos retirados com uma hora de antecedência.
Recomendável para maiores de 14 anos.
Duração: 90 minutos.
Mais informações aqui ou aqui.

Autor

Apoie!