Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Oficina feita junto com o Vozes das Comunidades – Periferia em Movimento

Localizada no bairro da Vila Prudente, zona Leste de São Paulo, a Escola Municipal Irineu Marinho foi o primeiro espaço de educação na região a receber uma oficina de repórter. Professores e alunos estão executando o trabalho de conclusão de ano – TCA, implantado na escola a partir deste ciclo letivo.
Para a tarefa, os jovens do oitavo e nono ano da escola puderam trocar ideia com os jornalistas independentes Cesar Gouveia, do Vozes das Comunidades da Vila Prudente, Aline Rodrigues e Thiago Borges, do Periferia em Movimento, que voluntariamente toparam participar da ação. Os encontros foram realizados nos dias 19 e 26 de agosto.
Assuntos como “gravidez na adolescência”, “obras do monotrilho” e “violência policial no bairro” são investigados pelos alunos para serem apresentados ao final do ano.
O grupo que retratou a gravidez na adolescência perguntou o que o governo poderia fazer para controlar o número crescente de jovens grávidas. “Programas e projetos educativos na escola, por exemplo, seria uma forma de controlar”, disse uma funcionária da escola.
Outro grupo questionou sobre o que poderia ser feito pela população para ajudar os moradores de rua. “As pessoas devem acionar os órgãos da prefeitura e respeitá-los mais”, disse uma entrevista, que completou que contribuiria com algum projeto da comunidade para ajudá-los.
Alguns alunos pegaram o gancho da raiz e foram às entrevistas entender a história dos colegas de sala, de onde seus familiares vieram. “Meus pais não moravam na comunidade quando nasci, mas eles pretendiam. Minha mãe disse que, naquela época ainda, o bairro não era tão violento”, disse um dos estudantes.
Depois da oficina, os alunos continuarão os trabalhos de apuração para os assuntos do TCA e semanalmente os próprios atualizarão blogs que foram criados para acompanhamento dos professores além da sala de aula.
Para conhecer mais sobre o Vozes das Comunidades da Vila Prudente, clique aqui

Com apuração coletiva e fotos de: Jhonatan, Jhones, Emilly, Lucas Gabriel, Aline Tavares, Mayara, Taiane,  Bia, Gabriela, Jorge, José, Gabriel, Lucca, Abigail, Vitor, Ingrid, Giovanna, Richard, Chrigor, Lucas, Hilary, Jorge, Matheus, Danilo, Vitor, Tauane, João Vitor, Estela, Vinícius, Vanessa, Wallace, Alenny, Flávia e Felipe.
Orientação de: Cesar Gouveia, Aline Rodrigues e Thiago Borges.
Fotos e apoio operacional: Michelly Lima.
Texto final: Cesar Gouveia.
Agradecimentos: Professoras Michelly e Rita, coordenação escolar, funcionários e alunos.
 

Autor

Apoie!