Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Os caminhos de Adoniran Barbosa viram peça de teatro – Periferia em Movimento
Foto: Aline Rodrigues / Periferia em Movimento

Foto: Aline Rodrigues / Periferia em Movimento

Por Aline Rodrigues (texto e fotos)

Um poeta que declarava o amor pela cidade de São Paulo e criou um estilo próprio de cantar os causos de sua vida e sua relação com a terra da garoa. Mesclando música e encenação para contar a trajetória do sambista Adoniran Barbosa, a Cia A Jaca Est apresentou “Aguenta a Mão João” na última sexta (26 de julho), no quarto dia da 21ª Mostra de Teatro Monte Azul. 

A homenagem feita pelos atores e músicos Geraldo Fernandes, Beto Kpta e Wilson Rocha somou-se a projeções de imagens e vídeos na tela ao fundo do palco. Os artistas interpretaram inúmeras composições de Adoniran, cantando ao vivo sucessos como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “Tiro ao Álvaro” e “Samba do Arnesto”.

Roberto “Krust” de Almeida, um dos organizadores da Mostra, perguntou para os artistas sobre o processo de pesquisa para a montagem da peça. Geraldo Fernandes, que fez o papel de Adoniran, falou do longo percurso até chegar ao palco. “Depois da montagem, foram dois anos só de ensaio até a estreia no ano passado, em um festival de teatro, em Curitiba”, disse.

Fernandes, que já participou de várias edições da Mostra de Teatro Monte Azul, completa que “participar da Mostra é como receber a benção para o sucesso do espetáculo. Quando não nos apresentamos aqui, fica faltando alguma coisa. O grupo tem uma relação afetiva com o evento.”

Giovanni Dantas dos Santos, integrante do grupo de teatro do Monte Azul, disse que “quase todo mundo conhece as músicas de Adoniran, mas sua história não”. O jovem que está acompanhando todos os dias da Mostra completou, “tem sido uma experiência muito bacana, cada apresentação desperta uma emoção diferente e muitos aprendizados”.
Último dia
Após cinco dias de atividades, que ocorreram em dois finais de semana, a Mostra chega hoje ao seu último dia de espetáculos. Às 19hs, a companhia Paideia apresenta “Dream Team”.
Anotaí! 
Entre 19 e 28 de Julho de 2013: 21ª Mostra de Teatro Monte Azul
Local: Centro Cultural Monte Azul
Av. Tomás de Souza, 552 – Jardim Monte Azul, zona sul de São Paulo
Contato: 11 58538080 ou pelo site do Raízes Culturais: http://raizesculturaismonteazul.blogspot.com.br/
Lotação máxima do local é de 110 pessoas. Os ingressos serão distribuidos 30 minutos antes do espetáculo. 

Autor

Apoie!