Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Cine Degrau, um cinema no caminho da população do Jardim Ângela – Periferia em Movimento

Cine Degrau, um cinema no caminho da população do Jardim Ângela

(Foto: Thiago Borges/Periferia em Movimento)


Sob o luar que iluminou a zona sul de São Paulo no último sábado (20 de julho), crianças, mães com bebês no colo, jovens com cerveja na mão, casais da terceira idade e até animais de estimação se encontraram em um escadão deteriorado para uma sessão de cinema.
Os 54 degraus que no dia a dia servem de passagem entre as ruas José Alves da Silva e Vermelino de Almeida – e, à noite, simbolizam perigo para quem opta por esse caminho – , se tornaram local de entretenimento para os moradores do Parque Nova Santo Amaro, no Jardim Ângela.
Com o intuito de se apropriar desse espaço público para exibir produções audiovisuais com temáticas pertinentes para a comunidade local, o Cine Degrau estreou com boa parte da escadaria ocupada.
O projeto foi financiado por meio de uma arrecadação feita na internet e é capitaneado pelos jovens fundadores da OCA – Agência de Criatividade, localizada na região.
Com a pipoca em mãos, algumas mães correram em casa para pegar cobertas e se precaver do frio que se aproximava. Sentadas sobre colchonetes providenciados para amenizar o duro do concreto, as pessoas se mantiveram atentas a um telão pendurado num suporte preso aos muros das casas vizinhas. Os olhos brilhavam.
Em exibição, dois filmes: o curta-metragem de ficção “Aquém das Nuvens”, da diretora Renata Martins, que conta a história de um casal de idosos; e o documentário “A Batalha do Passinho”, de Emílio Domingos, que narra o surgimento e ascensão do passinho, uma febre entre os jovens cariocas nos bailes funk. Nesse momento, alguns meninos não hesitaram em arriscar uns passos ali mesmo, no escadão.
<
p style=”color: #666666;”>


<
p style=”color: #666666;”>
Opção
Moradora do bairro há 30 anos, a assistente técnica Leila Baeta diz que faltam opções de cultura e lazer para a população local. “O projeto é interessante porque é uma forma de trazer as pessoas para a rua e unir o povo”, diz ela, que levou o filho João Vitor, de 10 anos, para a sessão.
Nenhuma das 332 salas de cinema existentes em São Paulo fica no Jardim Ângela, segundo levamento do Observatório Cidadão. O cinema mais próximo está no Shopping Campo Limpo, a 10 quilômetros de distância, e o ingresso custa em média R$ 15.
Paulo Rogério Camargos Barbosa, 32 anos, saiu do Grajaú para prestigiar a estreia do projeto. “Já que é para enriquecer culturalmente a comunidade, acho importante comparecer”, observa.
Para os organizadores, o mais importante foi a apropriação do escadão pela comunidade. Um dos moradores mudou inclusive o traçado de um cano, que escoava água da chuva para o escadão.
“A gente não esperava tanto público e repercussão. Durante a semana, quando a gente veio testar os equipamentos, os vizinhos se envolveram, teve gente que doou a estrutura pra gente”, contaDeborah Pavani, uma das integrantes da OCA – Agência de Criatividade.
A ideia é realizar sessões mensais pelo menos até dezembro, sempre no terceiro sábado de cada mês. A próxima edição do Cine Degrau deve ocorrer no dia 17 de agosto, às 19hs, se não chover. O filme a ser exibido ainda não foi escolhido.

Autor

Apoie!