Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
No Morro do Querosene: Dinho Nascimento rege Orquestra de Berimbaus – Periferia em Movimento

No Morro do Querosene: Dinho Nascimento rege Orquestra de Berimbaus

Instrumento de resistência cultural, o berimbau atravessou o Atlântico e, no Brasil, tornou-se símbolo de luta pela liberdade.
Formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene é modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza o berimbau como instrumento musical e a capoeira enquanto manifestação e patrimônio cultural brasileiro.
Neste sábado, dia 13 de abril, essa orquestra regida pelo Mestre Dinho Nascimento se apresentará a partir das 20hs noTeatro Querosene, que fica na Rua Padre Justino, 285, no Butantã – zona oeste de São Paulo.
Contar com mestres, contramestres e professores de capoeira caracteriza interpretação própria e singular de ritmos como o samba de roda, ijexá, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos arrojados e inéditos de Mestre Dinho Nascimento.
Os berimbaus são cuidadosamente afinados e agrupados em naipes: berimbau gunga ou berra-boi (som grave), de centro (som médio) e o viola ou violinha (som mais agudo). O “Berimbum”, com som super-grave, é tocado com arco de violoncelo. E o “Berimbau de lata” também tocado com arco, mais parece uma rabeca.
Vozes entoam os versos das ladainhas, corridos e canções. Alguns instrumentos como o guimbarde ou trump (berimbau de boca), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, matraca, efeitos diversos e palmas completam a sonoridade.
Como tudo começou
A ideia de uma Orquestra de Berimbaus surgiu nos encontros informais que aconteciam na pracinha do morro, ao cair das tardes de domingo, quando Dinho Nascimento e alguns amigos se reuniam para tocar, jogar capoeira e passar seus ensinamentos aos mais jovens e outros recém-chegados.
Em fins de 2007 consolidou-se a formação atual, quando a Prefeitura de Santo André (SP) convidou a orquestra para participar de um evento educacional. Pouco antes desta apresentação, em 01/11/2007, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene estreou no CEU Butantã, teatro da Prefeitura de São Paulo. Deste momento em diante, as apresentações se sucederam: SESC-SP (Ipiranga, Campinas, Bauru, Vila Mariana, Interlagos e Taubaté); Festival da Juventude (no Memorial da América Latina); Off-FLIP (Paralela à Feira de Literatura Internacional de Paraty – RJ) quando tocou na histórica Igreja de N.S. Rosário e de S. Benedito; naVirada Cultural 2008, tocando aos capoeiristas reunidos no Largo do Paissandu; no  evento C&A Pop Music, tocando na marquise do MAM (Rio de Janeiro-RJ) e no Pepsion-Stage (Porto Alegre-RS); na Casa de Cultura do Butantã (na Semana da Consciência Negra); pelo Pro-Art, em vários CEUs (Centro de Educação Unificado do Município de São Paulo); na Virada Cultural Paulista 2009, apresentando-se na cidade de São José do Rio Preto; na Casa de Cultura Tainã, Ponto de Cultura em Campinas; em Academias de Capoeira e nas festividades do Bumba Meu Boi, no Morro do Querosene.
Para ouvir as faixas do CD “Sinfonia de Arame” e ver alguns vídeos das apresentações da Orquestra de Berimbaus, acesse:  http://www.dinhonascimento.com.br/orquestradeberimbaus

Autor

Apoie!