Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
No Extremo Sul de SP, encontros celebram negritude e pautam combate ao racismo – Periferia em Movimento

No Extremo Sul de SP, encontros celebram negritude e pautam combate ao racismo

No final desta semana da Consciência Negra, movimentos, coletivos e organizações do Extremo Sul de São Paulo promovem uma série de atividades para celebrar e discutir o racismo e seu combate. A região tem até 57% da população é negra – o maior índice da cidade, segundo o IBGE.
No sábado (24 de novembro), a partir do meio-dia, acontece a 16ª edição do Abayomi Aba. Organizado por uma rede de coletivos de Parelheiros que discute o genocídio da juventude preta, pobre e periférica, o encontro ocorre na EE Doutor Mario Lopes Leão (que fica na rua José Mendes Neto, 57 – Jardim dos Álamos). Com o tema “O silenciamento das periferias”, o Abayomi Aba aborda o genocídio, o feminicídio e o encarceramento em massa. Acompanhe a programação pelo evento no Facebook.

Foto: Asê Ylé do Hozouane.


No mesmo dia, entre as 16h e 19h, o Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê de Hozoouane promove seu 12º Encontro da Pessoa Negra de Parelheiros. Com uma série de atrações culturais, o encontro ocorre na rua Conde de Fontalva, 100, no Jardim Santa Fé. Confira a programação pelo evento no Facebook.
Para além da religião, o Asé Ylê de Hozoouane desempenha uma função social no território com projetos que tentam minimizar a desigualdade social e a pobreza da população do entorno, além da preservação ambiental. Por isso, além do encontro de confraternização, a casa propõe uma reflexão sobre as condições da pessoa negra no passado, no presente e no futuro da sociedade brasileira.

No Grajaú

Ainda no sábado, o grupo Identidade Oculta e o Espaço Cultural Cazuá iniciam o Grajaú contra o Racismo. O evento consiste em ações para refletir, informar, discutir e combater o racismo em suas diversas formas. Neste ano, o encontro ocorre na EE Maria Luiza de Andrade Martins (localizada na rua Marcelino Nogueira Junior, 177, no Jardim dos Álamos).

Foto Luciana Nascimento

Francisca: Travessia (Foto Luciana Nascimento)


A partir das 10h30, acontece um debate sobre o racismo e o fascismo no Brasil. Depois, segue com apresentações musicais e teatrais, com as peças “Francisca: Travessia” (do grupo Identidade Oculta) e “Jardim Progresso, via Três Lagos” (do Enchendo Laje & Soltando Pipa).
A programação continua no domingo (25 de novembro). A partir das 10h, tem oficinas de passinho, samba, afoxé, bonecas abayomi, produção de tranças e turbantes, entre outras. Às 15h, ocorre um cortejo pelas ruas do bairro. O encontro termina com uma roda de capoeira e samba de roda. Saiba mais aqui.
 

Autor

Apoie!