web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Por Thiago Borges (Reportagem). Colaboração: Evelyn Arruda. Edição: Pedro Ariel Salvador
José quer ser Presidente da República, Yasmin acredita no progresso da quebrada e Henrique crê na vitória “via caderno”. Luana não admite ser “mais um número”. E, enquanto Maxwell quer dar uma casa pra mãe, a universitária Nathalia tem a expectativa de ter dinheiro pra comer até o fim do mês.
Do Horizonte Azul ao Jardim Sete de Setembro, a juventude das quebradas alimenta sonhos de diferentes proporções. Mas as barreiras parecem mais complexas.
Os cortes em Educação promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro limitam o acesso e permanência ao Ensino Superior, afetando principalmente a população das periferias. No plano local, a Prefeitura de São Paulo corta investimentos em Cultura e Assistência Social.
Isso afeta diretamente jovens moradores de periferias, que convivem ainda com a desilusão com o mercado de trabalho. O País fechou o mês de junho com 12,7 milhões de desempregados. Na cidade de São Paulo, 28% dos 1,4 milhão de desempregados eram jovens de 16 a 24 anos, segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo e o Ibope.
E em outra ponta, a marcha fúnebre prossegue. O Brasil mata ainda mais: em 2017, 65.602 pessoas foram assassinadas no Brasil, número superior aos 62.517 casos registrados em 2016. E a proporção de negros entre o total de homicídios saltou de 71,5% para 75,5%.
A Periferia em Movimento conversou com jovens de diferentes perfis nas periferias da Zona Sul de São Paulo para entender como o cenário atual impacta na construção de perspectivas. Assista:
Esta reportagem faz parte do projeto #NoCentroDaPauta, uma realização dos coletivos Alma Preta, Casa no Meio do Mundo, Desenrola e Não me Enrola, Imargem, Historiorama, Periferia em Movimento, TV Grajaú, Dicampana e Nós, Mulheres da Periferia, com patrocínio da Fundação Tide Setúbal.