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domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Nesta quarta-feira (09 de novembro), o Projeto Baobá – Fortificando as raízes promove em parceria com a Diretoria de Ensino Sul 3 de São Paulo o I Simpósio sobre Culturas Africanas e Afro-brasileiras – Olhares e Práticas: O Currículo de Ciências Humanas à partir da Lei 10.639/2003. O encontro acontece na Escola Estadual Professor José Geraldo de Lima, localizada no Jardim Ipanema, Capela do Socorro (Extremo Sul de São Paulo).
O encontro é voltado especialmente a professores da rede pública de ensino, com entrega de certificados a docentes das disciplinas de História, Sociologia e Filosofia de D.E Sul 3 e para quem levar trabalhos para apresentação.
O Projeto Baobá – Fortificando as raízes busca promover junto aos professores da rede de ensino, educadores e arte-educadores, pesquisadores e interessados em geral, a discussão e conhecimento sobre África, os povos de diáspora africana e a implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino obrigatório da Cultura dos povos Africanos e Afrobrasileiro nas escolas.
08h30 – Credenciamento
09h às 12h – Mesa 1, com:
Salloma Jovino Salomão – Histórico de lutas dos Movimentos Negros Brasileiros para a inserção da história Africana e Afro-Brasileira no currículo Nacional.
Douglas Araújo – Perspectivas de ensino após a implementação da Lei 10.639/2003 – do multiculturalismo ao etnocentrismo: uma linha tênue.
Andrea Arruda – O reconhecimento do racismo institucional: nomeando conflitos escolares.
13h30 às 17h – Mesa 2, com:
Patrício Araújo – Cultura Tradicional Africana: Mitologia e religiosidade.
Fabiana Ivo – Educação Popular: O RAP como instrumento de educação.
Cláudio Pimentel – Desafios do Ensino sobre Cultura e Religiões Afro-Brasileiras e a Lei 10.639/2003.