Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
#AgostoNegro: um ano depois de chacina em Osasco e Barueri, movimentos seguem na luta contra o genocídio – Periferia em Movimento

#AgostoNegro: um ano depois de chacina em Osasco e Barueri, movimentos seguem na luta contra o genocídio

No dia 13 de agosto de 2015, 18 pessoas foram assassinadas em uma ação orquestrada na Grande São Paulo – 15 em Osasco e três em Barueri. Uma quinzena depois, a 19ª vítima veio a falecer. Apenas em um bar no bairro de Munhoz Júnior, em Osasco, dez homens foram mortos no mesmo ataque. Outras seis pessoas ficaram feridas

Trata-se da maior chacina da história do Estado desde o Massacre do Carandiru, em 1992, e os indícios levam a crer que os crimes foram praticados por grupos de extermínio formados por policiais: a morte de um PM e de um guarda civil dias antes, a abordagem das vítimas pelos assassinos e mensagens trocadas por militares no WhatsApp fortalecem essa possibilidade. Porém, até o momento, poucos suspeitos foram presos e ninguém foi julgado, enquanto os familiares as vítimas aguardam assistência e indenização do Estado.

Para lembrar os 365 dias de luto e luta, a organização Rio de Paz promove um ato em memória aos mortos nesta sexta-feira (12/08), das 06h às 14h, no vão livre do MASP, na avenida Paulista. E no sábado (13/08), às 15h, os familiares fazem uma homenagem às vítimas no Terminal Munhoz, que fica na avenida Diretriz, em Munhoz Júnior (zona Norte de Osasco).

#AgostoNegro

Ao longo de todo mês, uma série de ações promovidas por movimentos sociais e coletivos culturais nas quebradas de São Paulo denuncia o genocídio do povo preto, indígena, pobre e periférico. Confira as ações programadas para o #AgostoNegro:

Quinta-feira, 11 de agosto

Às 20h30 – Sarau Elo da Corrente lança o livro “A Rainha do Cine Roma”, do guerreiro zapatista Alejandro Reyes. Organizado em parceria com o Sarau da Brasa.

Onde? Rua Jurubim, 788 – Pirituba – Zona Norte de São Paulo. Mais informações aqui. 

Sábado, 13 de agosto

Às 20h – Sarau Palmarino – Lançamento do Livro do Círculo Palmarino, comemorando dez anos de existência

Onde? Círculo Palmarino – Rua Campos Sales, 43 – Jardim Kennedy – Embu das Artes – Grande São Paulo. Mais informações aqui.

Terça-feira, 16 de agosto

Às 16h – Debate-papo “Você é o que lê”, com a participação de Xico Sá, Maria Ribeiro e Gregorio Duvivier, mediação do poeta Sérgio Vaz da Cooperifa e e pocket shows de Cocão e Fino Du Rap. O evento faz parte da comemoração dos 15 anos da Cooperifa.

Onde? No CEU Casablanca – Rua João Damasceno, 85 – Jardim Casablanca – Zona Sul de São Paulo. Mais informações aqui

Quarta-feira, 17 de agosto

Às 19h – Na 31ª edição do campeonato de DJs DMC Brazil, participações especiais dos grupos Filosofia De Rua, Doctors MCs, Comando Dmc, entre outros.

Onde? No Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa – Bela Vista – Centro de São Paulo

Quinta-feira, 18 de agosto

Às 13h – 6º Aniversário do Coletivo Perifatividade – com a partir das 13hs na , com a participação de Thaide, Pânico Brutal, Vinão Alobrasil, Odisseia das Flores e muito mais

Onde? Rua Memorial de Aires (Fundão do Ipiranga) – Zona Sul de São Paulo. Mais informações aqui.

Às 19h – Caminho do RAP Especial – Arrecadação de Alimentos e Roupas para a Comunidade dos Tubos, com a participação de Visão Distorcida, Coligação SP, MC Muka e mais.

Onde? Ao lado da Praça do Limão – Zona Norte de São Paulo. Mais informações aqui.

Sexta-feira, 19 de agosto

Às 22h – 47º Aniversário da Gaviões da Fiel, na quadra da torcida e com a presença dos Racionais MCs.

Onde? Rua Cristina Tomás, 183 – Bom Retiro – Centro de São Paulo. Mais informações aqui.

Domingo, 21 de agosto

Às 16h – 7ª edição do Slam das Minas, com Yzalú e DJ Luana Hansen

Onde? No Mundo Pensante – Rua 13 de Maio, 825 – Bela Vista – Centro. Mais informações aqui.

Quarta-feira, 24 de agosto

Às 16h – AFROntando – Desfile para a valorização da Mulher Negra, organizado pela AFRONtando Brasil.

Onde? Hall Monumental da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera. Mais informações aqui.

Domingo, 28 de agosto

Às 10h – Mutirão Social da Horta Comunitária “Cores e Sabores”, promovido pela Associação Capão Cidadão e apoio do Movimento Mães de Maio

Onde? Na avenida Carlos Caldeira Filho – Campo Limpo – Zona Sul de São Paulo. Mais informações aqui.

Terça-feira, 30/08

Às 19h – Dia Internacional dos Desaparecidos Forçados pelo Estado – Nesse dia, acontece o lançamento dos primeiros três produtos do Memorial dos Crimes e Maio: sendo duas publicações sobre os 10 anos dos Crimes de Maio (coordenado por André Caramante da Ponte Jornalismo) e a luta das Mães de Vítimas (coordenado pelas Mães de Maio), e o Vídeo-Educativo do Memorial dos Crimes de Maio (dirigido pela Memória Viva Produções).

Onde? Local a definir

Autor

Apoie!