Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Adolescentes em risco: Senado volta a discutir redução da maioridade penal – Periferia em Movimento

Adolescentes em risco: Senado volta a discutir redução da maioridade penal

Com informações da Agência Senado e do Blog do Negro Belchior
Nesta quarta-feira, a redução da maioridade penal volta à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2012, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), abre a possibilidade de penalização de menores de 18 anos e maiores de 16 anos pela prática de crimes graves.  A proposta foi discutida no último dia 18, quando teve pedido de vista do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Além dessa proposta, outras três também tramitam no Senado. O relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) apresentou um substitutivo que manteve a aprovação do texto de Aloysio e rejeitou as outras três (PECs 74/201121/2013 e 115/2015). O foco de Ferraço foi detalhar os crimes graves envolvendo menores de idade que podem ser alvo de desconsideração da inimputabilidade penal, ou seja, para os quais a maioridade penal poderia ser reduzida.
Além dos crimes hediondos listados na Lei nº 8.072/1990 (como homicídio, extermínio, genocídio, latrocínio e estupro), a redução da maioridade penal seria cabível na prática de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e reincidência em roubo qualificado.
Ao contrário do que previa a proposta de Aloysio, o relator decidiu excluir desse rol o crime de tráfico de drogas. A desconsideração da inimputabilidade penal de menores de 18 anos e maiores de 16 anos deverá ser encaminhada pelo Ministério Público.
“De fato, é comum que se usem menores de idade como ‘aviãozinhos’ no tráfico de drogas, o que claramente não constitui um delito cuja prática denota crueldade ou torpeza do autor, assim, a desconsideração da inimputabilidade nestas circunstâncias poderia significar um equívoco”, justificou Ferraço em seu relatório.
Na reunião do dia 18 de maio, também foi apresentado requerimento pelo senador Telmário Mota (PDT-RR), que reivindicou a promoção de debate sobre o assunto com quase uma dezena de representantes da sociedade. Ferraço e Aloysio discordaram da votação do requerimento de Telmário e da necessidade de nova audiência sobre a redução da maioridade penal.  Apesar de outros senadores terem defendido o debate, Ferraço invocou questões regimentais que acabaram impedindo a votação imediata do requerimento de Telmário.
Por que ser contra a redução da maioridade penal?
Ao longo de 2015, quando a proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal passou pela Câmara dos Deputados, publicamos uma série de reportagens a respeito do assunto. O coletivo Alma Preta publicou uma matéria evidenciando os interesses financeiros – grana – que estão por trás da pressão para aprovação da PEC e de como isso está ligado ao processo de genocídio do povo preto.
A advogada Bruna Leite, do Cedeca Interlagos, lembrou que ” isso é mudar as regras de um jogo que ainda não foi integralmente colocado em prática. Explico: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) são dispositivos festejados mundo afora, que trazem as medidas socieducativas e um acompanhamento amplo aos adolescentes que cometem atos infracionais e que, contudo, ainda não saíram do papel. Não se pode dizer que nosso sistema socioeducativo é ineficaz, uma vez que sequer teve seu potencial explorado”.
O adolescente Carlos Alberto Macedo da Silva, então com 15 anos, disse que “a saída seria uma educação mais direcionada, até porque o jovem hoje não se interessa muito pelo conteúdo e quer pular logo essa fase para ter uma condição de vida melhor”, diz ele, que mora no Jardim Iporanga e também cursa o 2º ano do Ensino Médio.
Campanha
Para pressionar os senadores a realizarem uma audiência pública sobre o tema, movimentos sociais pedem que os internautas enviem mensagens para as caixas de e-mail dos parlamentares com a seguinte mensagem:

Excelentíssimo(a) Sr (a). Senador(a)
Reduzir a maioridade penal não resolverá o problema da violência. Essa decisão não pode ser tomada sem um debate mais profundo. Conto com o seu apoio e voto a favor do requerimento apresentado pelo Sr.  Senador Telmário Mota, solicitando a realização de audiência pública para discutir a redução da maioridade penal com especialistas.

Lista de e-mails dos senadores: acir@senador.leg.br, aecio.neves@senador.leg.br, aloysionunes.ferreira@senador.leg.br,alvaro.dias@senador.leg.br, ana.amelia@senadora.leg.br, angela.portela@senadora.leg.br,antonio.anastasia@senador.leg.br, antonio.carlos.valadares@senador.leg.br,ataides.oliveira@senador.leg.br, benedito.lira@senador.leg.br, ciro.nogueira@senador.leg.br,dario.berger@senador.leg.br, davi.alcolumbre@senador.leg.br, edison.lobao@senador.leg.br,eduardo.amorim@senador.leg.br, eunicio.oliveira@senador.leg.br,fatima.bezerra@senadora.leg.br, garibaldi.alves@senador.leg.br,gleisi.hoffmann@senadora.leg.br, heliojose@senador.leg.br, ivo.cassol@senador.leg.br,joao.capiberibe@senador.leg.br, jorge.viana@senador.leg.br, jose.pimentel@senador.leg.br,lidice.mata@senadora.leg.br, lindbergh.farias@senador.leg.br, magno.malta@senador.leg.br,marcelo.crivella@senador.leg.br, marta.suplicy@senadora.leg.br,paulopaim@senador.leg.br, raimundo.lira@senador.leg.br,randolfe.rodrigues@senador.leg.br, ricardo.ferraco@senador.leg.br,roberto.requiao@senador.leg.br, robertorocha@senador.leg.br,ronaldo.caiado@senador.leg.br, rose.freitas@senadora.leg.br,sergio.petecao@senador.leg.br, telmariomota@senador.leg.br, valdir.raupp@senador.leg.br,vanessa.grazziotin@senadora.leg.br, vicentinho.alves@senador.leg.br,waldemir.moka@senador.leg.br, pinheiro@senador.leg.br, zeze.perrella@senador.leg.br,eduardo.braga@senador.leg.br, armando.monteiro@senador.leg.br,cidinho.santos@senador.leg.br, simone.tebet@senadora.leg.br
 

Autor

Apoie!