Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Aprender brincando: Jogo da UniGraja propõe a quebrada como tabuleiro – Periferia em Movimento

Aprender brincando: Jogo da UniGraja propõe a quebrada como tabuleiro

Um mapa, algumas cartas e o próprio território como tabuleiro. Esse é o jogo “A Quebrada é Nossa Sala de Aula”, uma proposta educativa para reconhecimento geográfico, social e cultural que está sendo desenvolvida pela UniGraja – Universidade Livre Grajaú.

“Não vai ser um jogo pra jogar entre 4 paredes. É uma ferramenta que vai estimular o percurso educador pelas ruas do Grajaú”, explica Kim Alecrim, uma das responsáveis pela elaboração do jogo.

A ideia é aplicar a metodologia com moradores do Extremo Sul de São Paulo, especialmente estudantes de escolas públicas locais, assim que o contexto de pandemia permitir – com uso de máscaras e álcool em gel. Além do Grajaú, pontos em Parelheiros, Marsilac e Cidade Dutra também compõem o percurso.

“Não temos certeza sobre o uso imediato do jogo, pois com a pandemia do jeito que está a gente não tem segurança de nada”, explica Kim.

O jogo começou a ser formulado em 2020, quando as ações da UniGraja foram promovidas por Agência Cresce, Cooperpac, Ecoativa, Graja na Cena, Imargem, O que cabe no meu prato?, Periferia em Movimento e Salve Selva. Entre as atividades realizadas, estão a produção e distribuição de zines informativos, intervenções com uso de bikes em espaços públicos, murais de grafitti e debates transmitidos ao vivo nas redes sociais. Saiba mais aqui.

Balsa da Ilha do Bororé

Como funciona?

O jogo é voltado a pessoas a partir dos 9 anos de idade, que já começam a estudar sobre mapas na escola. A ideia é replicar a metodologia em escolas públicas e definir com professores o tempo de duração, que pode ser de 1 dia ou se estender por mais tempo. Não há limites de participantes.

Pra jogar, os participantes devem se preparar para o deslocamento no território – seja de bike, ônibus, balsa ou a pé (veículos individuais motorizados, como carro ou moto, não são permitidos).

O primeiro passo é marcar no mapa do Extremo Sul o local em que seu rolê começa. Depois disso, cada jogador ou grupo de jogadores deve decidir qual lente vai usar para observar o território. As lentes disponíveis são: educação, direitos humanos, saúde, comunicação, política, economia, saneamento e transporte.

Em seguida, devem retirar do balaio de referências 3 cartas que vão indicar o destino de cada grupo. Divididas em categorias, as cartas trazem personalidades locais (como dona Maria Vilani, Adélia Prates e Jerá Guarani, por exemplo); centros culturais; coletivos; escolas, parques e unidades de saúde; ocupações por moradia; pontos de referência (como a represa Billings, terminais de ônibus e o rodoanel, entre outros);

Com as cartas em mãos, o grupo deve encontrar e marcar no mapa os locais que visitará e escolher o trajeto a ser realizado. O intuito não é chegar em menos tempo, mas sim chegar da forma que proporcione mais qualidade de vida com acessibilidade e sustentabilidade.

E ao chegar em cada um dos 3 locais tirados do “balaio de referências”, os participantes devem procurar um infograffiti onde os participantes encontrarão algumas missões a serem realizadas em cada um desses lugares. Tudo deve ser registrado – seja em desenho, por escrito, em áudio.

Autor

Apoie!