Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
“É preciso dar salto na consciência individual e coletiva” – Periferia em Movimento

“É preciso dar salto na consciência individual e coletiva”

Reportagem por Wilson Oliveira. Edição de texto por Thiago Borges

A Periferia em Movimento publica uma série de relatos sobre como moradores e moradores de periferias, com ou sem denominação religiosa, têm vivido sua fé de quarentena. Clique aqui e leia outros relatos.

Seja assinante e contribua!

Hoje, trazemos o relato de Jhenivan Aguila, artista e morador do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) que é adepto do xamanismo. Confira a reflexão dele:

Em um espaço-tempo antes do coronavírus ser considerado uma “pandemia”, tenho me reservado ao silêncio para refletir sobre aspectos da minha relação com o mundo, com o meu trabalho e com minha vida em comunidade. Em tempos tão desafiantes faz-se necessário a meditação, a introspecção e a solitude.

Dentro dessas pulsações atuais onde cada vez mais ocorrem acontecimentos que nos convidam a sair da condição de passividade, considero um fator positivo o recolhimento.

No entanto, não basta apenas se afastar dos polos e aglomerados de pessoas com o medo do contagio. É preciso aproveitar esse momento para dar um salto na consciência individual e coletiva. Observar e absorver o que está acontecendo além da ótica que é apresentada nas mídias pode ser o primeiro passo.

Ocorre que, em tempos como esses onde a humanidade se vê despida e frágil a um “inimigo” microscópico um efeito de descortinar e revelar nossas insanidades, nossas faltas e nossas falhas para com a vida, é por meio desse chacoalhão que nossas estruturas se abalam revelando aquilo o que realmente importa.

Cabe a nós termos a maturidade para enfrentar esse momento, de não cairmos no abismo e culpabilizar outras nações. De entendermos que somos corresponsáveis com o nosso amado planeta e devemos por igual sentirmos parte por tudo que está acontecendo.

Tendo em vista que a mudança que queremos para o mundo começa em lavar as nossas mãos, ou se preferir, lavar as nossas emoções, lavar os nossos corações e lavar as nossas ações!

Autor

Apoie!