Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Quebra das Ideias: Como sair da política de morte para uma política de vida? – Periferia em Movimento

Quebra das Ideias: Como sair da política de morte para uma política de vida?

Neste dia da Consciência Negra (20/11), relembramos o tema da segunda edição do programa Quebra das Ideias, em que a Periferia em Movimento abordou a “necropolítica” – quando governantes adotam como prática de Estado matar diretamente ou deixar morrer grupos considerados “indesejáveis”: o povo negro, os povos indígenas, das periferias, a população LGBT.

“A primeira coisa que você pensa quando acorda não é na sua vida, mas como você vai sobreviver”, resumiu Elaine Mineiro, mãe, arte-educadora e articuladora cultural. Em sua fala, Elaine lembrou do Mapa da Desigualdade 2019, que aponta que a idade média ao morrer em Cidade Tiradentes é 22 anos menor que nos bairros ricos: 58 anos no primeiro, 80 no segundo.

“Essa política não só pensa na morte, mas como essa morte vai se dar, pensando que a necropolítica é uma estratégia racista para povos racializados (…), desde a infância até hoje quando encontramos a política”, apontou o educador Will Ferreira, 30 anos, homem preto e LGBTQ+ que mora em Parelheiros (Extremo Sul de São Paulo). “Quando a gente fala de necropolítica, falamos de um racismo que tá pulverizado, no ar”, continuou.

O reflexo mais visível dessa política é a estatística que aponta que a cada 4 pessoas assassinadas no Brasil em 2017, 3 eram negras; e entre 2007 e 2017, a taxa de homicídio de negros cresceu 33,1%, enquanto a taxa de assassinatos de não-negros aumentou 3,3%, segundo o Atlas da Violência. Além disso, o País tem a terceira maior população carcerária do mundo – 812 mil presos, sendo que 65% são negros.

As possíveis saídas também foram apontadas na entrevista: do território ao poder político. No caso do Will, ele atua com crianças, adolescentes e jovens periféricos, discutindo identidades, gênero, sexualidade e o enfrentamento à violência comunitária urbana. Fundou o grupo Juventude Politizada de Parelheiros, integra o coletivo Rusha Montscho e trabalha como educador social do projeto RUAS no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA Interlagos.

Já Elaine, além de coordenar a rede de cursinhos populares Uneafro Brasil e no Samba das Pretas, atua na Coalizão Negra por Direitos, no grupo Samba das Pretas da Cidade Tiradentes e na Comunidade do Jongo dos Guaianás.

Assista na íntegra ao programa transmitido dia 06/11/2019:

O programa Quebra das Ideias acontece por meio do patrocínio do Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Apresentação: Aline Rodrigues. Produção: Thiago Borges e Laís Diogo. Audiovisual: Pedro Ariel Salvador e Paulo Cruz. Articulação: Wilson Oliveira.

Próximo programa

Como seria uma sociedade sem racismo? Você já parou pra pensar sobre isso?

No País em que as diferenças raciais atravessam classe e gênero (e colocam brancos em situação de privilégio em relação a negros e indígenas), a Periferia em Movimento vai discutir como chegar à equidade.

Nesta quinta-feira (21/11), às 15:30, acompanhe e participe do programa Quebra das Ideias! Clique aqui pra assistir.

Autor

Apoie!