Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
#NossoBonde: “As periferias têm muitas necessidades, mas também têm muitas riquezas” – Periferia em Movimento

#NossoBonde: “As periferias têm muitas necessidades, mas também têm muitas riquezas”

Como sua quebrada é vista no restante da cidade?

​Nascido e criado no Jardim Ângela, Marcelo Silva Rocha cresceu diante da omissão do Estado e da violência que atingiu essa periferia da Zona Sul de São Paulo nos anos 1990 – quando a região chegou a ser considerada a mais violenta do mundo. E na mesma época, encontrou nos Racionais MCs e em outros agentes dos quatro elementos do Hip Hop um meio de fortalecer a própria identidade. “Eu vivi essa transição pela cultura”, diz ele, que ficou conhecido como DJ Bola.

Bola faz parte do #NossoBonde, série que a Periferia em Movimento publica todas as segundas-feiras de 2019. Neste ano em que completamos uma década de jornalismo de quebrada, convidamos moradoras e moradores das quebradas que nos ajudaram a refletir sobre a realidade na perspectiva periférica ao longo desse período – e, também, pra saber como imaginam os próximos 10 anos.

Atualmente com 38 anos de idade e pai de três crianças, o Bola é referência pelo trabalho que faz na A Banca. Fundada em 1999 como movimento juvenil, A Banca é uma produtora cultural social de impacto positivo que utiliza a música, a cultura Hip Hop, a educação popular e a tecnologia para promover a inclusão, fortalecer a identidade e o empreendedorismo juvenil da periferia.

“O que mudou de 10 anos pra cá é que essa mesma quebrada que eu vivo veio se transformando em um espaço potente de ideias de pessoas que nascem aqui e conseguem conectar o seu sonho com o que é preciso fazer. A quebrada, que era o lugar mais violento do mundo, hoje é uma das maiores potências do mundo que utilizam a economia criativa, negócios sociais, a cultura, a música, a arte pra sobreviver e impactar as pessoas. Essa é uma percepção da mudança no meu território”

Marcelo Rocha, fundador da A Banca e morador do Jardim Ângela, zona Sul de São Paulo
Foto: Mariana Caires / Thiago Borges (Periferia em Movimento)
Show dos Racionais MCs no evento Hip Hop Conectando Quebradas, promovido pela A Banca em 2015, no Jardim São Luís ( Foto: Mariana Caires / Thiago Borges – Periferia em Movimento)

Além dos eventos relacionados à cultura, A Banca promove a capacitação e conexão de outras iniciativas de quebrada com o Fórum e Aceleradora NIP (Negócios de Impacto Periféricos) com a proposta de aprimorar as ações de grupos, coletivos e empresas periféricas na resolução de problemas cotidianos das próprias periferias em diferentes áreas – da saúde à educação, do meio ambiente à moradia. A Periferia em Movimento, inclusive, participou do processo no segundo semestre de 2018.

“A periferia tem muitas necessidades, mas também tem muitas riquezas. Muitas pessoas que estão vivendo seus sonhos e sendo resilientes com essa fase de governo que vem prejudicando quem está na ponta, na base da pirâmide”, observa Bola. “A periferia vai trazer diversas curas e metodologias pra gente rever nosso jeito de viver enquanto sociedade”.

Autor

Apoie!