Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
“Bixa Papão”: No Dia da Visibilidade Trans, assista ao clipe de Monna Brutal – Periferia em Movimento

“Bixa Papão”: No Dia da Visibilidade Trans, assista ao clipe de Monna Brutal

Nesta terça-feira (29 de janeiro), celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans – data escolhida por conta do que aconteceu em 2004, quando 27 travestis, mulheres e homens trans ocuparam o Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e Respeito” do Departamento de DST, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde.
Trata-se do primeiro ato nacional organizado por pessoas trans. Desde então, anualmente essa data marca uma luta que é cotidiana – vale lembrar que o Brasil é o País que mais mata pessoas LGBT no mundo e que a expectativa de vida de uma travesti não ultrapassa os 40 anos de idade. Além disso, mais de 90% das mulheres trans trabalham na prostituição, o que demonstra a marginalização dessa população.

Bastidores da gravação do clipe (Foto: Quebramundo / divulgação)


Não por acaso, a Quebramundo elegeu o dia de hoje para o lançamento do clipe “Bixa Papão” da rapper Monna Brutal, de Guarulhos. Com uma habilidade inegável em construir rimas raras e preciosas, Monna Brutal se destaca pela facilidade com freestyles, que adquiriu nas batalhas em que participou. Em seu primeiro álbum, 9/11, ela rima sobre transfobia, machismo, periferia, empoderamento e autoestima.

Equipe da Quebramundo (Foto: divulgação)


“Bixa Papão”, uma das faixas musicais, aponta a ausência de poder dos corpos dissidentes. O termo é inspirado na antiga lenda do bicho papão, muito utilizado para assustar crianças. De forma debochada e sombria, o termo é inserido no som para remeter ao ouvinte a força que corpos que fogem da normatividade tem, e geralmente é desmerecida ou silenciada. Na música, a bixa em questão é uma monstra criada pela cidade para assustar a própria cidade, mas que ilustra a revolta e o revide das travestis.
A Quebramundo é um coletivo de mídia independente do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), composto por sete integrantes e com a finalidade de evidenciar e enaltecer os talentos periféricos, utilizando os recursos do audiovisual, design e toda forma de arte pertinente para expandir suas linguagens.

Confira o clipe abaixo:

Ato

Neste sábado (02 de fevereiro), o CAIS – Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais realiza a “IV Caminhada pela Paz: Travestis e transexuais, nossas vidas importam”. A concentração ocorre a partir das 13h, na rua Libero Badaró, 39, região da Sé (Centro de São Paulo). Saiba mais aqui.
 

PARTICIPE DE NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO

Autor

Apoie!