Por Ludmila Fernandes
Em um ano marcado pela pandemia de coronavírus, a pauta antirracista ganha força na sociedade e multiplica os debates. E a moda é uma das formas de expressar esses sentimentos que atravessam e colaboram na formação de identidades.
Não por acaso, destacamos 3 marcas de roupas fundadas por moradores da zona Sul de São Paulo que dialogam com esse momento – 2 delas surgiram este ano, e todas apostam nas vendas pela internet.
Conheça a Anu Moda Afro, a Grita Quilombo e a Semente Crioula, que vestem de crianças a adultos.
Esta é a 5ª matéria da série Fortalece Quebrada, um projeto da Periferia em Movimento e da agência de comunicação Bora Lá para destacar empreendimentos criados por moradoras e moradores das periferias de São Paulo.
Há 4 anos, Carlos Borges Júnior e Mayara Oliveira já bolavam a ideia de criar uma marca que valorizasse a identidade afro. E neste ano difícil, a Anu Moda Afro enfim saiu do papel.
“A pandemia nos ajudou a conseguir a verba para iniciarmos o negócio”, explica Carlos, que mesmo com pouco conhecimento sobre o mercado contou com pesquisas e o auxílio de amigos para a realização. “A iniciativa é um sonho de anos, e agora a causa está mais forte do que nunca”, continua, em referência à maior visibilidade da pauta antirracista.
Com camisetas, quadros e máscaras para prevenir o contágio do coronavírus, a Anu Moda Afro foca na população preta a partir do Grajaú, região em que foi fundada.
Como funciona? | Compre pelo site (clique aqui), pelo instagram ou pelo whatsapp (11 95894-8906). O pagamento pode ser feito por transferência bancária (Nubank, Bradesco ou Itaú), boleto bancário, Pay Pal ou Pagseguro. Mais informações: [email protected]
Não é a 1ª vez que Leonardo Serafim tenta empreender na moda. Ele já tentou criar uma marca inspirada no movimento hip hop, do qual é adepto, mas não teve sucesso na tentativa.
Antes da Grita ser concretizada, Leonardo tentou criar uma marca baseada no hip-hop, ritmo que gosta porém, não houve sucesso em sua primeira tentativa.
Mas ele não parou por aí: pesquisou e notou que, em sua região, não existia alguma marca que exaltasse a cultura negra e periférica. Assim, ele se juntou a José Dehon e Will Ferreira e, neste ano, o trio lançou a Grita Quilombo. A marca se inspira na resistência periférica e tem como slogan “de Parelheiros para o mundo”, em referência ao território onde vivem os fundadores.
“Não tínhamos nem experiência nem conhecimento, apenas muita vontade de representar os nossos e fazer com que os nossos se sentissem representados”, explica Wil Ferreira. “A partir daí, buscamos ideias e experiências. Estamos aprendendo a partir do crescimento da Grita Quilombo”.
Durante a quarentena imposta pela pandemia, a equipe da marca conseguiu fechar parcerias com uma fotógrafa e com diversos modelos para realizar a divulgação do produto.
“O nosso público alvo é qualquer pessoa periférica que busca vestir algo que a represente, que fale da sua experiência e vivência, que seja confortável e válido de se vestir”, completa Will.
Como funciona? Peça de qualquer parte do Brasil pelo instagram (clique aqui), facebook, whatsapp (11 99852-6301) ou e-mail ([email protected]). O pagamento pode ser feito à vista, transferência bancária (Mercado Pago, Nubank ou Itaú), boleto bancário, cartão de crédito ou débito.
Em 2018, Rosemary Lourenço participou de um curso para pequenos negócios promovido pela Empreende Aí. E foi nessa turma em que encontrou força para empreender uma marca de roupas de inspiração africana voltadas para mulheres e, principalmente, crianças.
Dessa forma, nasce a Semente Crioula, que vende roupas infantis como vestidos, macacões, camisas, conjuntos, e até acessórios, como tiaras, presilhas e chapéus.
Fundado no Campo Limpo, o negócio hoje funciona na região de Pinheiros (zona Oeste da cidade). E, com a pandemia, Rosemary se adaptou aumentando a presença na internet e colocou em prática mudanças operacionais como retirada de produtos comprados de forma online em loja colaborativa.
Como funciona? Peça pelo instagram. https://www.instagram.com/sementecrioulamoda