Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Quebra das Ideias: “Uma mãe trabalhadora que não tem onde deixar o filho está lutando” – Periferia em Movimento

Quebra das Ideias: “Uma mãe trabalhadora que não tem onde deixar o filho está lutando”

Foto Divulgação

Da educação à moradia, do asfalto à cultura: a luta por direitos nas periferias das grandes cidades tem as mulheres como protagonistas. E o que podemos aprender com a luta das mulheres nas quebradas é tema deste 4º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento.

Conversamos com Felícia Mendes, integrante de movimentos por moradia no Extremo Sul de São Paulo; e Regiane Soares, educadora popular em raça, gênero e sexualidade. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando abaixo.

“Desde que o mundo é mundo, são as mulheres que são acolhedoras e nós temos essa necessidade”, aponta Felícia. A fala dela, entretanto, não é romântica.

O sistema patriarcal gera desigualdades que afetam as mulheres, em especial as mulheres negras. No Brasil, de 02 em 02 minutos é registrada uma queixa de agressão com base na lei Maria da Penha, uma mulher é vítima de estupro a cada 09 minutos e 03 são vítimas de feminicídio todos os dias. Mulheres também recebem menos que os homens na mesma função no mercado de trabalho e cumprem uma jornada maior com as tarefas domésticas.

“Uma mãe que tem que trabalhar e não tem onde deixar o filho está lutando. A luta dela é anterior. É uma luta para que a criança exista, tenha esse acesso, pra garantir que ela tenha o direito dela efetivado”, observa Regiane.

Resgate

O programa é um resgate da entrevista realizada antes da pandemia, no final de 2019, no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo no facebook da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.

Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).

Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.

Autor

Apoie!