Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
“Estamos em luto”: Como vivenciar esse período? – Periferia em Movimento

Reportagem por Aline Rodrigues. Edição de texto por Thiago Borges. Edição de vídeo por Pedro Ariel Salvador

Até esta quarta-feira (20/05), o número de brasileiros e brasileiras que confirmadamente se infectaram por coronavírus passou dos 293 mil, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. O total de pessoas mortas em decorrência de covid-19 chegou a 18.894.

Isso significa que 18.894 famílias estão sofrendo essas perdas desde a primeira morte registrada no País, em 16 de março. A cada morte, de 6 a 10 pessoas são impactadas por essa dor, segundo especialistas. Com os velórios suspensos e os sepultamentos que acontecem de forma muito rápida, a despedida se torna ainda mais dramática.

“O luto é o processo natural decorrente de uma perda, seja de uma pessoa ou a própria situação atual”, explica a psicóloga Ester Maria Horta, especialista em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro da rede Aliança pró saúde da população negra e do coletivo Movimento AfroVegano. Ela atua na área de neuropsicologia infantil, psicologia social e ativista nas questões de gênero, raça e classe.

Os efeitos da pandemia de coronavírus são ainda mais nefastos para a população mais pobre e negra: em São Paulo, 63% das mortes pela doença acontecem nas periferias. No País, de acordo com dados do Ministério da Saúde publicados no Alma Preta, até 8 de maio pretos e pardos já representavam 50,1% das vítimas de covid-19, ante 47,7% de brancos.

E uma pesquisa feita pelo Observatório Covid-19 e pela Prefeitura de São Paulo mostra que, até 17 de abril, somado a porcentagem de pretos (62%) e pardos (23%), a população negra na capital têm 85% mais chance de morrer pelo vírus do que qualquer outro grupo social.

Neste vídeo, Ester aborda as 5 fases do luto e o que é possível fazer nessa situação. “Nosso papel é honrar a memória dos que foram e acolher os que ficam”, completa.

Conteúdo produzido com apoio do Fundo de Apoio Emergencial COVID-19, do Fundo Brasil de Direitos Humanos

Autor

Apoie!